Comportamento antissocial: o que é, e como superar?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Você sabe quais são os principais pontos que diferem o comportamento antissocial, de uma pessoa que é apenas reservada ou tímida? Pois é exatamente sobre isso que iremos abordar hoje!

O ser humano é, por natureza, uma criatura sociável e com necessidade de estar e conviver entre outras pessoas. Seja em casa com a família, no trabalho com seus colegas, ou na escola com os amigos, nós buscamos constantemente contato e interação com outros seres humanos. Claro, cada um possui suas particularidades e sua personalidade própria. Então, é completamente normal alguns serem mais comunicativos e extrovertidos, enquanto outros são mais contidos e tímidos.

Os principais sintomas

Uma pessoa considerada antissocial, é alguém que se comporta de maneira inadequada perante a sociedade frequentemente. Ou seja, uma pessoa que não se importa com a imagem que pinta de si mesma perante outros, assim como o sentimento que provoca naqueles que estão ao seu redor.

É muito comum que, no início da adolescência, o desejo por espaço e por ficar sozinho, seja confundido com o comportamento antissocial. Por isso, é importante saber identificar a frequência, e a intensidade dos sintomas, que incluem:

  • Agressividade;
  • Violência;
  • Comportamento impulsivo;
  • Isolamento constante;
  • Desprezo e violação dos diretos de terceiros;
  • Indiferença com demais pessoas;
  • Falta de senso de responsabilidade.

Afinal, como tratar o comportamento antissocial?

Quando realmente identificado o comportamento antissocial, o melhor caminho para tratá-lo, é através da identificação da origem do problema. Geralmente, já existe um histórico familiar de casos semelhantes. Porém, mesmo que não seja esse o caso, é importante investigar e avaliar toda a história de vida dessa pessoa. Como em diversos outros casos, o autoconhecimento é a melhor chave para sair de uma situação problemática. Certamente, ao buscar reconhecer e superar seus traumas do passado, responsáveis por originar o comportamento, você conseguirá libertar-se e vencer esse mal!

Então, leia também: Desenvolvendo o autoconhecimento

Assista também: Como o autoconhecimento pode mudar a sua vida!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter