Inscreva-se para receber nossa newsletter

Como superar alguém depois de uma separação
Precisamos saber como encarar uma separação de forma saudável, pois isso faz parte das adversidades da vida.


O fim de um relacionamento é um processo complicado. Superar alguém depois de uma separação significa o início de um novo capítulo em nossa história de vida.

Em alguns casos, pode ser um grande alívio para ambos e em outros, representa um coração partido que leva algum tempo para se curar. Tudo depende da forma que aconteceu a separação.

Dificilmente uma pessoa não vivenciará o fim de um relacionamento amoroso — e mais de uma vez.

Se pararmos para refletir, o casamento foi ressignificado. Encontrar uma pessoa e passar o resto da vida com ela era um comportamento das gerações passadas, onde a igreja tinha grande influência e o divórcio era mal visto, principalmente para a mulher.

Hoje as coisas mudaram. As novas gerações trazem consigo novos comportamentos e formas de enxergar a vida – como deve ser! Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros estão se casamento menos e se divorciando mais.

Precisamos saber como encarar uma separação de forma saudável, pois isso faz parte das adversidades do mundo. Lembre-se: a vida é movimento, ciclos se iniciam e finalizam.

Confira, abaixo, algumas atitudes que vão te ajudar a superar o término de um relacionamento!


Não fuja da dor, ela faz parte do processo

Um fechamento de ciclo já significa uma mudança abrupta. Mas, quando se trata de uma relação amorosa, isso vai além de uma história que chega ao fim.

Intimidade, lembranças, conquistas e sonhos foram compartilhados com outra pessoa. A troca emocional foi muito maior!

Por isso, não lute contra a dor. Respeite o seu tempo. O desapego é um processo e a tristeza faz parte disso.

Se você evitar viver esse estágio, ele nunca será curado e pode se tornar uma ferida aberta que te impedirá de superar alguém depois de uma separação.


Racionalize os motivos que levaram ao término

É comum ficarmos mexidos, pensando apenas nas coisas boas da relação. Não estamos acostumados a sair da zona de conforto e queremos sempre voltar para lá.

Entretanto, o momento que você está passando agora não aconteceu por acaso. Decisões foram tomadas. Procure se lembrar dos motivos que fizeram você terminar a relação e se abrir para novas possibilidades.

Se o relacionamento acabou sem que você tomasse essa decisão de forma consciente, procure se recordar das insatisfações que você sentia, mas não expressava.

Provavelmente o namoro ou casamento não estava bom fazia um tempo e você estava evitando encarar isso.


Veja mais: “5 Dicas para ser mais autoconfiante no amor”


Essa experiência é um aprendizado

Não veja o seu relacionamento como um fracasso! Observe essa vivência como uma oportunidade de crescimento. Quantas coisas você aprendeu sobre si mesmo? Como essa história vai melhorar seus relacionamentos futuros?

Quando focamos apenas no negativo, isso se expande em nossa vida. Esse não é o primeiro ciclo que vai terminar e ficar amarrado ao passado só aumenta a sensação de sufocamento e infelicidade.


Trabalhe o seu amor-próprio

Ninguém além de você deve ser responsável pela sua felicidade e valorização. Aproveite o momento para curtir a solitude, conhecer a si mesmo novamente, redescobrir coisas que te fazem bem, sonhos que estavam esquecidos, hobbies que deixou de praticar!

Para superar alguém depois de uma superação é essencial que você fique rodeado de amigos e familiares: pessoas que te tragam paz.

Retome contatos, amplie seu leque de amizades, se abra para receber afeto de várias formas. Muitas pessoas gostam e se importam com você.

Aproveite para rever suas necessidades pessoais e amorosas: o que você espera de um relacionamento? Quais são suas prioridades hoje? Onde quer estar daqui a 1, 3, 5 anos?


Rodrigo Fonseca, presidente da Sbie, explica como desenvolver a Inteligência Emocional de forma prática!


Perdoe

O passado não pode ser alterado. Perdoe a si mesmo. Perdoe o seu parceiro ou parceira. Essa mágoa apenas te faz mal e perdoar significa se libertar desse vínculo emocional. Chega de investir o seu tempo e energia nisso. Liberte-se!



Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais, com amigos e familiares!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você sabe como a meditação pode te auxiliar na busca pelo autoconhecimento? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Existem algumas atividades altamente recomendadas para a melhora e alívio

Leia Mais ►

Identificar o que está causando essa falta de motivação é o primeiro passo para sair desse sofrimento!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter