Como ser uma pessoa menos fria emocionalmente?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Dmyrto_Z Para barrar a frieza emocional, é preciso investir no desenvolvimento do autoconhecimento

Agir com certa frieza em determinadas situações é importante, principalmente quando se trata de momentos que é preciso tomar decisões racionalmente. Porém, a dificuldade em deixar as emoções fluírem e a incapacidade em expressar sentimentos pode, ao longo dos anos, trazer uma frustração enorme. Além de afastar pessoas e situações que poderiam trazer muita felicidade e satisfação.

Geralmente, por trás de uma postura fria, existem feridas emocionais que, possivelmente, estimularam a racionalidade e um certo “endurecimento” diante de vários setores da vida. Isso pode ocorrer por traumas e interpretações durante a primeira infância ou também pelo excesso de estresse, trabalho e outras questões como decepções amorosas e o medo de se ferir.

Quais os principais traços na personalidade de pessoas emocionalmente frias

  • Introversão e timidez;
  • Dificuldade em criar laços de intimidade;
  • Tendência à crítica excessiva;
  • Isolamento social;
  • Postura defensiva;
  • São pessoas aparentemente distantes e podem apresentar certa agressividade;
  • Tem dificuldade para se envolver emocionalmente;
  • Tendência a viver relações relâmpagos e superficiais;

Essa blindagem costuma agir como um mecanismo de defesa que afasta não só as pessoas novas do seu convívio, mas também dificulta a manutenção de laços mais antigos, como os familiares, por exemplo. As pessoas que são frias emocionalmente, acabam se distanciando e passando uma autossuficiência que reforça essa ideia de distanciamento. Porém, isso gera um círculo vicioso que vai aumentando a solidão. Quanto mais autossuficiente a pessoa aparenta ser, mais acaba se afastando dos demais.

É importante entender que as emoções existem em todo ser humano, independente das características que ele apresente, as emoções são energias que precisam ser liberadas de alguma maneira. Quando as bloqueamos, elas encontram outras maneiras e acabam se manifestando em doenças psicossomáticas ou padrões e gatilhos comportamentais que impactam negativamente a vida e as relações interpessoais.

Como me tornar menos frio emocionalmente?

O primeiro passo para se tornar uma pessoa menos fria emocionalmente, é adquirir consciência sobre suas próprias emoções e identificar os padrões de comportamentos que geram esse mecanismo de defesa já enraizado.

Para barrar a frieza emocional, é preciso investir no desenvolvimento do autoconhecimento e compreender como você funciona diante de diferentes situações cotidianas e das emoções que elas causam. Afinal, todos possuem a habilidade necessária para desenvolver e melhorar as próprias competências emocionais. Basta construir novos hábitos, através de novas maneiras de pensar e agir.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar?

Uma vida equilibrada precisa equalizar o emocional com o racional. Muitas vezes, quando um dos lados prevalece, acaba encobrindo o outro – porém, isso não significa que ele não exista .Caso você queira interromper esse ciclo e aumentar sua capacidade em demonstrar seus sentimentos, conheça e Método LOTUS – um treinamento de três dias de imersão que possibilitará que você acesse suas emoções, compreenda seu próprio funcionamento e encontre os gatilhos que prejudicam suas relações, sejam elas pessoais, profissionais ou familiares.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter