Como seguir em frente quando não consigo esquecer meu ex-namorado?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ljsphotography O primeiro passo para conseguir esquecer o ex-namorado é identificar se o que está sentindo é uma tristeza comum ou se o sofrimento é uma consequência da dependência emocional.

Terminar um relacionamento é sempre difícil. Isso porque, na maioria das vezes, o desligamento vem acompanhado de uma sensação de frustração — ainda mais quando o sentimento pelo parceiro ainda não acabou.

A maioria das pessoas, em algum momento da vida, irá precisar enfrentar o desafio que é esquecer um grande amor — seja por conta de um sentimento que não foi totalmente correspondido, uma traição, por ambos estarem em momentos diferentes na vida, falta de compatibilidade ou por interesses conflitantes. Independentemente da situação que motivou o fim do relacionamento, o importante é saber a hora de se reinventar e seguir em frente.

Para lidar com o fim de um relacionamento e esquecer de vez o ex-namorado, o primeiro passo é identificar se o que você sente é uma tristeza comum que um término costuma causar ou se o sofrimento é uma consequência da dependência emocional — quando a pessoa projeta no outro todas suas expectativas e passa a depender da pessoa amada para ser feliz.

Dicas para superar o fim de um relacionamento

Identifique suas emoções

Ao sair de uma relação amorosa, é natural passar por um período de confusão em relação aos próprios sentimentos e sentir-se perdido. É um momento que pode misturar saudade, raiva, ansiedade, amor, tristeza e medo. É necessário identificar cada um desses sentimentos e entrar em contato com eles. Não tente pular etapas e reprimir suas emoções: deixe que elas aflorem e viva o luto pela relação.

Entenda que a felicidade não está condicionada a um relacionamento

Não tenha medo de passar por alguns períodos de solidão. Ficar um tempo sozinha é importante para se dedicar a si mesma, focar no seu autoconhecimento e às outras áreas da vida. Aproveite essa fase para levantar sua autoestima e curtir sua própria companhia. Pare para refletir sobre quantas coisas legais você pode fazer sozinha: se aprimorar profissionalmente, fazer novos amigos, viajar e investir seu tempo em um curso sobre algo que lhe desperte interesse. Conecte-se com a sua essência e cuide do seu próprio desenvolvimento.

Não tente controlar o que não depende de você

Insistir em algo que não depende apenas de você é um grande desperdício de tempo e energia. Afinal, é impossível controlar os sentimentos e vontades das outras pessoas. Pare de lamentar por algo que não pode ser modificado.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Quer entender e adquirir uma consciência maior sobre os padrões que você mantém nos seus relacionamentos?  Invista no desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, assim você poderá compreender crenças limitantes e os comportamentos que prejudicam sua relação com o outro e com você mesma. Conheça o Método LOTUS e encontre a coragem necessária para superar e seguir em frente.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter