Como se preparar psicologicamente para engravidar pela primeira vez

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / froxxx A chegada de um bebê pode mudar drasticamente a vida de um casal, e é preciso estar emocionalmente preparado para esta nova fase.

A chegada de um bebê traz mudanças radicais à vida de um casal — especialmente para a mulher, que precisa lidar com diversas transformações hormonais e alterações no corpo e no psicológico. Quando se trata da primeira gravidez, tudo parece muito mais difícil, pois lidar com o desconhecido gera medo e tensão.

Saúde emocional: como se preparar para engravidar

Cuide de suas raízes

Um dos maiores desafios da primeira gestação é assumir o papel de mãe ou pai após ter passado toda a vida sendo filho. Esse processo pode causar uma dor emocional incontrolável, especialmente se você tiver algum conflito com seus pais ou for muito dependente deles, seja financeiramente ou emocionalmente.

Se você deseja engravidar pela primeira vez, portanto, é fundamental que sua história com seus pais esteja bem resolvida. Qualquer tipo de mágoa, raiva, tristeza, frustração e condenação devem ficar para trás, de modo a evitar que você projete suas dores na nova família que está construindo.

Cuide de suas emoções

Faça uma lista com todas as coisas que podem fazer você sentir medo e ansiedade: o tipo de parto, preocupação com a saúde do bebê, vontade de ver o rostinho do filho, medo em relação ao casamento, preocupação com as mudanças no corpo e na rotina, medo de não dar conta e de não saber o que fazer, os detalhes sobre o enxoval, a licença maternidade.

Com essa lista em mãos, crie estratégias que evitem pensamentos ruins durante a gravidez, garantindo uma gestação saudável e positiva para o bebê. Quando você analisa seus medos e enfrentar cada um deles, passa a ter o controle da situação.

Crie o hábito de conversar com o bebê ainda na barriga. Fale sobre o que você sente, conte seu dia, diga o que está fazendo e explique a ele que todos esses sentimentos são unicamente seus. Comece a criar uma relação positiva, que transmita coragem e confiança para ambos.

Cuide de você

É natural e esperado que a gestante ganhe peso, e essa mudança no corpo pode abalar profundamente sua autoestima. Além de serem prejudiciais à mulher, esses sentimentos são transferidos para o bebê, que pode se sentir culpado.

Quando estiver se preparando para engravidar, comece a dar mais atenção à alimentação e ao corpo, de modo a controlar o peso e garantir que você se sinta mais tranquila e relaxada. Programe-se para praticar atividades físicas de baixo impacto, como yoga, pilates, hidroginástica e caminhada.

Além disso, comece frequentar grupos de gestantes para trocar experiências e dicas, percebendo que você não está sozinha nesse processo.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter