Como o storytelling pode te ajudar a estabelecer uma conexão emocional com os clientes

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / raywoo Storytelling tem como objetivo contar histórias relevantes, para promover, aumentar e qualificar a conexão, despertando nas pessoas algum tipo de sentimento.

Criar um bom relacionamento com os clientes é fundamental para um bom desempenho nos negócios e o estabelecimento de vínculos emocionais é uma forma de envolver e atrair os consumidores. O conceito de storytelling propõe exatamente isso: contar histórias relevantes para aumentar e qualificar a conexão, despertando nas pessoas algum tipo de emoção.

As emoções movem as nossas vidas, e o comportamento do consumidor funciona da mesma maneira. Estar alinhado com os “motivadores emocionais” dos seus clientes é fundamental para satisfazer seus desejos e conectar-se emocionalmente com eles. Criar uma narrativa que vá ao encontro do propósito da sua empresa, portanto, é uma excelente ferramenta para estabelecer e fortalecer laços com os clientes por meio de estímulos emocionais.

Por que o storytelling é tão eficiente?

O storytelling é uma ferramenta eficiente porque o ato de contar e ouvir histórias faz com que o ser humano estabeleça uma ligação interpessoal mais profunda e verdadeira, colocando-o como parte da história. As empresas que usam a estratégia, que vem ganhando cada vez mais espaço, tendem a expandir suas relações comerciais.

Confira os motivos:

  • Histórias são autênticas e criam conexões;
  • Histórias remetem momentos de nossas vidas e são capazes de criar empatia;
  • Histórias são mais fáceis de lembrar;
  • As histórias são capazes de criar identidade para a marca, serviço e empresas;
  • As histórias produzem engajamento e aumentam as chances de compartilhamento.

Como usar o storytelling para estabelecer uma conexão com seu cliente?

Tenha empatia

O foco deve estar no posicionamento da sua empresa no mercado. É necessário estabelecer objetivos claros, apostar em uma ação específica e conhecer seu público alvo e o que ele procura e deseja. A empatia (capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa) é fundamental para entender os hábitos e perfil das pessoas que tem potencial para consumir seus produtos e serviços.

Pesquise

Encontrar as melhores histórias para serem contadas é fundamental, assim como estudar cases de sucesso no setor de negócios similares ao seu.

Invista na apresentação

A escolha audiovisual, de textos, jingles e linguagem é fundamental para que o público se reconheça na história. Ao se identificar com os personagens, o cliente abraçará a ideia.

Aposte na sutileza

Invista em histórias que ajudem a fortificar a ideia da marca ou serviço, mas não force a mão com companhas óbvias e peças de publicidade. Conquiste pela sutileza, atenção aos detalhes e por meio do estímulo das emoções nos consumidores.

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter