Como a IE pode me ajudar a recuperar um casamento destruído pelas drogas?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ArturVerkhovetskiy A principal atitude a ser tomada para ajudar um dependente químico é conscientizá-lo sobre o seu problema.

Todos os relacionamentos passam por momentos de conflitos e dificuldades, e um casamento feliz envolve justamente a superação de obstáculos, confiança mútua e união. Para ajudar um parceiro depende químico a se recuperar, portanto, é necessário oferecer suporte emocional e fazer com que ele entenda que seu vício é uma doença que precisa de tratamento.

Um dependente químico geralmente tem muita dificuldade para assumir o próprio vício e, muitas vezes, o indivíduo se recusa a encarar o problema porque acredita que é plenamente capaz de largar as drogas quando quiser.

Vários fatores podem desencadear a dependência química, sendo que os principais são:

  • Baixa autoestima;
  • Desequilíbrio emocional;
  • Estresse excessivo;
  • Insegurança;
  • Estilo de vida;
  • Necessidade de ser aceito;
  • Histórico familiar;
  • Vazio emocional.

O papel da Inteligência Emocional (IE) na luta contra a dependência química

O primeiro passo para ajudar um dependente químico é incentivá-lo a criar consciência sobre a gravidade do problema e perceber que se trata de uma dependência, e não são apenas maus hábitos de vida. Confira algumas dicas que poderão ajudar a lidar com o problema:

Procure ajuda de especialistas

É fundamental procurar ajuda médica e psicológica para lidar com o problema. Estar amparado por um grupo de apoio especializado é essencial para que o dependente encontre aconselhamento e um tratamento adequado.

Coloque limites

Em circunstâncias normais o casamento já envolve vários desafios e, quando o parceiro está envolvido com drogas, o convívio é muito mais difícil e desgastante. Um dependente químico perde alguns critérios sociais e, por esse motivo, é necessário estabelecer limites para que ele entenda que seus atos sempre terão consequências: saber dizer não e se afastar quando a pessoa estiver sob efeito das drogas, por exemplo, são maneiras de se proteger do desgaste emocional e fazer com que a pessoa entenda que seu comportamento é muito prejudicial para a relação.

Converse

Em momentos de sobriedade, converse com seu parceiro sobre como você se sente diante do problema. É importante dar apoio e deixar claro que sempre haverá ajuda, caso ele queira se tratar.

Controle a irritação

Evite se desgastar com brigas e discussões, preferindo se afastar quando a pessoa estiver sob o efeito das drogas. É fundamental educar a si mesmo e controlar o próprio comportamento para se relacionar com uma pessoa que sofre de dependência química. Caso a pessoa se recuse a se tratar, talvez seja preciso avaliar até que ponto é saudável para você continuar com o casamento.

Evite atitudes que podem piorar o caso

  • Não acoberte ou faça coisas que são responsabilidade dele;
  • Não tente protege-lo das consequências dos seus atos;
  • Não dê suporte financeiro para ele mantenha seu vício;
  • Não sinta culpa pelos atos de seu parceiro.

Qual a importância de saber lidar com as emoções?

Encarar e saber interagir com as próprias emoções é essencial na luta contra as drogas. Pessoas com um baixo nível de Inteligência Emocional geralmente são levadas pelo impulso do vício justamente por não conseguirem administrar sentimentos como carência, raiva, tristeza e ansiedade.

O uso de drogas serve para tapar buracos emocionais, e o indivíduo encontra nesse caminho uma forma de extravasar. Conheça o Método LOTUS — um treinamento que propõe o entendimento das causas que desencadearam os desequilíbrios emocionais e, por consequência, a dependência química — e ajude seu parceiro a encontrar ferramentas para que ele consiga se livrar do vício e viver de maneira mais saudável e feliz.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter