Como fazer para ter mais flexibilidade no trabalho? Confira 6 dicas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / NakoPhotography Procure não perder energia focando nos problemas e sim, canalizá-la para encontrar soluções.

Ser flexível no trabalho envolve alguns aspectos que, quando aplicados juntos, podem acelerar o crescimento profissional. Dentre esses, estão:

  • Saber identificar quais são suas reais motivações
  • Respeitar e ouvir novas as ideias e opiniões dos colegas e superiores Desenvolver uma comunicação mais assertiva comunicação entre funcionários
  • Aumentar a capacidade de empatia
  • Aprender a questionar quando houver dúvida sobre algum método ou processo e compreender as expectativas e perspectivas dos demais Ter a capacidade de saber lidar com adversidades e mudanças.

É importante lembrar que ser flexível não quer dizer tornar-se alguém manipulável e sem perspectiva, mas sim alguém capaz de questionar e de expor suas ideias de formas diferentes, aceitando sugestões e pontuando soluções, mas sempre aceitando novas formas de pensar e respeitando o trabalho do outro.

A flexibilidade se torna visível quando a pessoa se sente confiante para assumir os riscos e se colocar a disposição em situações desafiadoras que acontecem no trabalho.

Como eu faço para ter mais flexibalidade no trabalho?

Seja mais otimista

Pense nas características positivas e nas situações que você obteve sucesso no trabalho. Erros acontecem e são normais: não adianta se desesperar quando deparado com um problema. Procure não perder energia focando nos problemas e sim, canalizá-la para encontrar soluções.

Saiba aceitar um plano B

As vezes é necessário mudar a rota para atingir o resultado esperado, e isso não é ruim. Existem diversos caminhos para chegar num mesmo lugar, mas alguns possuem percalços. Não se sinta pressionado se tiver que mudar suas estratégias.

Entenda as críticas

Nem toda crítica é negativa. As críticas servem para te fazer crescer como pessoa, analisar seus erros e melhorar os pontos que foram levantados. Aprenda a receber.

Invista em pausas para reflexão

Reserve um tempo para refletir sobre sua metodologia de trabalho e seus deveres. Às vezes enxergamos erros que não teríamos visto se não tivéssemos analisado com calma e precisão.

Tenha empatia

Muitas vezes, as pessoas não agem para nos magoar e ofender. Tente se colocar no lugar do outro e analisar os porquês para alguém ter tomado determinada atitude.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Se você quiser ter mais flexibilidade no ambiente de trabalho e aprender a ser uma pessoa mais versátil, conheça o Método LOTUS e desenvolva sua Inteligência Emocional.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter