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© Depositphotos.com / HonzaHruby Para desenvolver suas habilidades gerenciais, é essencial trabalhar constantemente sua Inteligência Emocional.

Em tempos de escassez e instabilidade no cenário econômico e político, o mercado tende a se tornar cada vez mais competitivo. Neste tipo de contexto, os gestores das organizações passam a ter um papel ainda mais relevante no mercado, uma vez que suas habilidades e competências impactam diretamente no desempenho e nos resultados alcançados pela empresa.

Conduzir e alinhar as estratégias, delegar tarefas de maneira assertiva, motivar colaboradores e planejar os processos são as principais funções dos líderes. Para cumprir essas tarefas, quanto maior for a capacidade de compreender e controlar as emoções, estabelecendo relações interpessoais produtivas e administrando o conflito e as pressões do dia a dia, mais eficiente será a gestão e a equipe.

Se você ocupa um cargo de liderança e quer desenvolver suas habilidades gerenciais, é preciso trabalhar constantemente o desenvolvimento da sua Inteligência Emocional. Confira quais são as principais habilidades gerenciais e entenda como as emoções podem ajudar a desenvolvê-las:

Desenvolva suas habilidades gerenciais com a Inteligência Emocional

Organização e planejamento

A capacidade de organizar e planejar é a primeira habilidade gerencial que precisa ser desenvolvida por um bom gestor. Controlar a ansiedade e as emoções é fundamental para que esta competência possa se manifestar de maneira clara e, para isso, o autoconhecimento é fundamental. Desse modo, você se torna capaz de entender como lida e reage com prazos, entregas e pressão.

Comunicação

Para uma comunicação clara e sem ruídos, é necessário que o líder desenvolva a empatia — que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Essa habilidade gera uma conexão direta entre líder e colaborador, permitindo que um compreenda melhor o outro. A comunicação é a principal forma de evitar conflitos e melhorar a fluidez na rotina de trabalho.

Motivação

O líder funciona como um espelho para os colaboradores, que geralmente apresentam motivação e forma de atuação proporcional às características de seu líder. Nesse sentido, é fundamental que o gestor entenda que a maneira mais assertiva de despertar o interesse em seus funcionários é agir de acordo com o que é cobrado. Lembre-se: o seu nível de energia e determinação como líder reflete diretamente na equipe.

Influência

Saber negociar é fundamental para conduzir pessoas. A capacidade de influenciar positivamente as pessoas está diretamente ligada ao poder da persuasão — que, por sua vez, é um aspecto fundamental da comunicação e está relacionado com a junção de argumentos lógicos à habilidade de tocar no lado emocional das pessoas.

Liderança

Um líder tem que lidar com diversos desafios diários: é preciso conquistar a confiança e a lealdade da equipe, saber como motivar os funcionários, estar atento aos prazos e entregas e direcionar os colaboradores aos objetivos traçados pela empresa. O autocontrole se faz fundamental para exercer essa função e conduzir o time com respeito.

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