Como dar o fora em alguém sem provocar danos emocionais?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / martinan Para dar um fora em uma pessoa sem causar danos emocionais, é preciso ser sincero, não sentir pena e não dar esperança a ela.

A maioria das pessoas já passou ou passará por uma dessas duas situações: levar ou dar um fora em alguém. Inevitavelmente, ocasiões como essas causam desconforto para ambos. Diante deste contexto, é importante refletir que todos estão sujeitos a sofrer uma desilusão amorosa e, apesar disso, é possível deixar a situação mais leve, minimizando os danos emocionais com alguns cuidados. Confira:

Dicas para dar o fora em alguém sem causar danos emocionais

Seja sincero

A desilusão amorosa acontece principalmente pela expectativa gerada em torno do outro e, por esse motivo, é fundamental deixar bem claro como você se sente. Assim, você iniciará um processo de desligamento da pessoa em relação a você. Evite ficar dando desculpas e não “cozinhe” a pessoa. Fale a verdade e libere o outro para que ele possa se dedicar a outras coisas e conhecer novas pessoas.

Tenha responsabilidade com o sentimento alheio

Você dificilmente conseguirá evitar que a pessoa se magoe e, por isso, o importante nesse momento é se posicionar de forma transparente e responsável. Ouvir o que o outro tem a dizer, conversar olhando nos olhos e se colocar no lugar da pessoa são atitudes que demonstram respeito. Lembre-se: trate as pessoas como gostaria de ser tratado. Nada de sumir ou bloquear o outro nas redes sociais — é preciso agir com maturidade emocional e explicar os seus motivos.

Não sinta pena

A pena e o sentimento de culpa estão intimamente ligados. É importante não vitimizar o outro e não se colocar no papel de vilão. Você é responsável por suas ações e não pela maneira como o outro lida com isso, e não vale a pena perder tempo sentindo pena — um sentimento que pode paralisa-lo e fazer com que você tome atitudes equivocadas. Evite prolongar uma situação que não tem futuro e estender ainda mais o sofrimento e desconforto de ambos.

Não dê esperança

Muitas pessoas insistem em iniciar um relacionamento ou permanecer nele por carência ou medo da solidão, e esses sentimentos podem gerar uma grande dificuldade de eliminar qualquer esperança que a pessoa possa manter. Isso porque quem dá o fora pode sentir certo receio de se arrepender depois. É fundamental ponderar, tomar uma decisão e se manter firme.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Quer aprender a entender melhor suas emoções, se posicionar de maneira mais saudável nos relacionamentos e se livrar de padrões que prejudicam sua vida? Com o Método LOTUS de Inteligência Emocional é possível desenvolver seu amadurecimento emocional, se conhecer e passar a viver de acordo com o que você realmente deseja.

 

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter