Colocar a culpa nos outros: como a psicologia explica a dificuldade em assumir os erros no trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SIphotography Umas das coisas mais difíceis para os seres humanos é assumir os próprios erros, mas este é um hábito que pode afastar o profissional de diversas oportunidades de crescimento.

O ser humano tende a sempre tentar colocar a culpa em outras pessoas ou fatores externos para justificar seus comportamentos, posturas ou resultados que não foram considerados satisfatórios. É muito comum se esconder atrás dos muros criados pela própria mente para se defender das frustrações, mesmo que isso aconteça de maneira inconsciente: por mais que o indivíduo saiba que cometeu um erro, sua mente ativa mecanismos defensores que tentam encontrar maneiras de fazer com que ele escape da culpa.

A dificuldade para assumir os próprios erros existe porque encontrar culpados se tornou um hábito do ser humano: se está sofrendo é porque alguém está causando este sofrimento, se algo não deu certo é porque alguém conspirou contra você, e assim por diante. Essa postura faz com que a pessoa acabe gastando muita energia desnecessariamente, visto que é uma grande perda de tempo tentar encontrar culpados pelo fracasso.

Ao assumir a própria responsabilidade pelos erros, por outro lado, é possível superar os acontecimentos e evitar que os mesmos problemas voltem a acontecer no futuro. Perceber que você permitiu que determinado fator negativo acontecesse em sua vida e que você é o único responsável por essas experiências é sinal de maturidade emocional.

Seja nos relacionamentos interpessoais ou na vida profissional, fugir de seus erros e das consequências que eles trazem, assim como negá-los ou ignorá-los, faz com que você se afaste de diversas oportunidades de crescer. Isso faz com que você fique repetindo os mesmos padrões ao longo da vida, cometendo sempre os mesmos erros e lidando com as mesmas consequências.

Como assumir os próprios erros

Reflita

Sempre que perceber que está tentando encontrar alguém ou algum fator externo para culpar a respeito de alguma frustração pessoal, tenha um momento de reflexão e faça um esforço para reverter a situação.

Saia do modo automático

As pessoas repetem vários hábitos previamente moldados que estão arraigados em seu cérebro emocional de forma automática. Porém, o cérebro humano está em constante mudança e, por esse motivo, sempre é possível adotar novas maneiras de viver e se comportar. Esse funcionamento é chamado de neuroplasticidade cerebral — característica que torna o cérebro flexível e mutável. Isso significa que a mente tem capacidade de se adaptar e se moldar todos os dias, bastando que você a condicione a fazer isso.

Saia do papel de vítima

Ao cometer um erro, descubra quais foram os fatores que o desencadearam e faça o possível para consertá-lo. Foque nas soluções, e não nos culpados: em vez de esperar que apontem onde você errou, prefira achar suas falhas sozinho e faça o possível para aprimorar suas habilidades para que isso não ocorra novamente.

Perdoe-se

Você certamente errará infinitas vezes ao longo de sua vida, pois isso faz parte do processo de evolução do ser humano. Entretanto, enquanto você ficar culpando a si mesmo ou aos outros, continuará cometendo os mesmos erros. Desenvolva sua Inteligência Emocional e esteja aberto para aprender com seus tropeços, encontrando maneiras de não repeti-los.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter