Ciúme retroativo: como superar o passado do meu parceiro?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / IuriiSokolov O ciúme retroativo acontece quando existe insegurança em relação ao passado do parceiro.

Sentir ciúmes do passado do parceiro é muito estressante para todos os envolvidos no relacionamento, além de ser um problema que perturba o equilíbrio e prejudica a relação do casal. Existe uma crença equivocada de que o ciúme é uma forma de demonstrar amor, mas a verdade é que uma pessoa que apresenta esse padrão de comportamento não tem controle sobre seus sentimentos e sua insegurança provoca reações desproporcionais e inesperadas, causando um grande desgaste na relação.

Tipos de ciúmes

Ciúme patológico

O que caracteriza o ciúme patológico é a obsessão: o indivíduo deixa de realizar suas atividades para monitorar e investigar o parceiro. O ciúme patológico pode causar insônia e perda de apetite, além de ocasionar um sentimento de desconfiança constante. Nesse caso, é necessário entender esse sentimento está relacionado a questões mais profundas, sendo recomendado um tratamento psicológico para o ciúmes.

Ciúme pontual

É o mais comum entre os casais, e está relacionado a situações específicas. Até certo ponto, é normal sentir ciúmes em questões ocasionais. Nesses casos, a pessoa não perde seu equilíbrio e não se sente ameaçada diante de qualquer pessoa que convive com o parceiro, e uma simples conversa geralmente é capaz de solucionar a questão.

Ciúme proposital

Este é o tipo de ciúmes provocado e alimentado por um parceiro inseguro e que tem a necessidade de se autoafirmar. Esse comportamento costuma ser inconsciente, e a pessoa age dessa forma para aliviar sua própria insegurança.

Ciúme retroativo

O ciúme retroativo, por fim, também é conhecido como ciúme de exclusão ou Síndrome de Rebeca (nome que faz referência ao filme Rebecca, de Alfred Hitchcock que, por sua vez, é inspirado no romance “Rebeca, a mulher inesquecível”, de Daphne du Maurier). A obra aborda a história de uma mulher que percebe que seu marido ainda não esqueceu a primeira esposa, já falecida, e vive assombrado pela memória do seu casamento anterior. Este tipo de ciúmes pode se tornar uma obsessão e causar alterações de humor, além de ansiedade e paranoia.

Como parar de sofrer pelo passado?

O primeiro passo para se livrar do ciúme retroativo é entender que todas as pessoas possuem um passado, inclusive você. Reflita sobre suas próprias experiências e analise como elas foram importantes para formar a pessoa que você é hoje.

Todas as histórias vividas antes do relacionamento atual são importantes e impossíveis de serem modificadas. Sofrer por algo que você não pode controlar e que está no passado é um grande desperdício de tempo e energia. Entenda que o passado do seu parceiro é precioso e serviu como estrada para levá-lo até você. Os erros que ele cometeu e o que ele aprendeu em outros relacionamentos foram importantes para moldar o tipo de pessoa que ele é hoje.

Desenvolva o autoconhecimento

O ciúme é ocasionado pela falta de confiança em si mesmo, pela crença de que não se é bom o suficiente e pelo medo de ser abandonado. Nesse contexto, a tentativa de controlar o outro surge da necessidade de autoafirmação.

O autoconhecimento é chave para desenvolver a autoconfiança e entender suas potencialidades, seus pontos fracos e saber quem você é realmente. Só dessa forma é possível amar a si mesmo e não ter mais medo do abandono. Desenvolver a Inteligência Emocional é uma excelente forma de trabalhar essas questões e se libertar de inseguranças. Se você deseja dar este passo, conheça o Método LOTUS — um treinamento que traz uma visão ampla da sua vida e possibilita o entendimento necessário para se livrar de padrões, crenças e comportamentos limitantes.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter