Casar e morar com os pais: como faço para não prejudicar meu relacionamento?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / monkeybusiness Se a decisão do casal for começar a vida morando com os pais, é importante cada um saber o seu lugar para garantir uma boa convivência.

Existe um ditado popular que diz “quem casa, quer casa”. Porém, essa não é a realidade da maioria dos casais, principalmente os mais jovens — que geralmente enfrentam dificuldades financeiras para se estabelecer em uma residência própria. Para resolver essa situação, muitos casais acabam decidindo morar com os pais, uma solução que permite que eles economizem no aluguel até poderem comprar um imóvel próprio, construir uma casa ou esperar a reforma ficar pronta.

Buscar a ajuda da família é uma opção que muitos recém-casados acatam para dar continuidade aos seus planos de uma vida a dois, pelo menos até que eles consigam se estruturar nesse início. Porém, é preciso um certo jogo de cintura nesses arranjos familiares e é muito importante cada um saber o seu lugar para garantir uma convivência harmoniosa.

Morar com os pais: dicas para não prejudicar os relacionamentos

Respeite os espaços

É muito importante que o casal tenha privacidade e um espaço particular, ainda mais nos primeiros meses do casamento, quando os laços de intimidade ainda estão em processo de desenvolvimento e estreitamento. Por outro lado, também é preciso respeitar a rotina da casa e da família. Nesse sentido, é preciso que o casal conquiste seu espaço aos poucos e invista no diálogo, fazendo acordos com os familiares.

Adaptem-se

A dificuldade de adaptação à situação sempre será para quem vem de fora, uma vez que o indivíduo terá que entender a dinâmica da família e se adequar a ela. Para algumas pessoas, entrar em um contexto diferente e adotar hábitos que nunca fizeram parte de sua história de vida pode ser uma tarefa complicada, que exige muita paciência e bom senso.

Avalie o financeiro x emocional

Morar com os pais geralmente é uma situação motivada por uma dificuldade financeira real, e é fundamental que ela tenha um prazo para terminar. Se a decisão de permanecer no ambiente familiar for motivada por questões emocionais, como falta de maturidade e comodismo, é certo que os problemas de convívio irão se agravar.

Entenda que a situação precisa ser momentânea

Acomodar-se e permanecer mais tempo que o combinado na casa dos pais ou dos sogros é sinônimo de tensões e possíveis conflitos, situações que poderão refletir negativamente na relação do casal. É preciso ter em mente que essa situação precisa ser temporária e que, a longo prazo, o desgaste é inevitável. Tenham Inteligência Emocional para administrar os conflitos e saber quando a convivência está sendo prejudicial para os relacionamentos familiares e conjugais.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter