Veja 5 dicas de como lidar com pessoas mal-humoradas no trabalho

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© Depositphotos.com / DarkBird Ao trabalhar com pessoas mal-humoradas, o segredo é não se deixar levar e usar a Inteligência Emocional.

Um dos principais indicativos das emoções humanas é o humor. Com todos os desafios e afazeres da rotina, é quase impossível manter sempre um humor positivo, e isso é completamente normal. Porém, quando existe um desequilíbrio interno, o indivíduo acaba se tornando muito crítico, agressivo, debochado e pessimista.

Este estado emocional acarreta em perdas na vida profissional, e o principal motivo é a dificuldade nas relações interpessoais. O mal-humorado torna o ambiente de trabalho pesado e acaba afastando as pessoas, as oportunidades de crescimento e uma troca saudável com os colegas.

Dicas para lidar com o mau humor dos colegas de trabalho

Além de precisar lidar com todas as pressões, prazos e desafios normais da vida profissional, também ter que conviver com colegas que estão sempre mal-humorados não é nada fácil. Esses indivíduos contaminam o ambiente, estão sempre desmotivando os colegas, interferem na produtividade da equipe e podem prejudicar a saúde física e emocional dos funcionários de uma empresa.

Pensando nesse contexto, a SBie preparou algumas dicas para você lidar com esses colegas e, assim, impedir que esses indivíduos atrapalhem seu estado emocional e a sua produtividade. Confira:

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Pessoas que possuem uma Inteligência Emocional elevada são “blindadas” contra o mau humor alheio. Quando existe um equilíbrio interno, é possível contagiar o ambiente com emoções positivas e, assim, impedir que os desajustes emocionais de terceiros interfiram na nossa rotina no trabalho. Por esse motivo, é cada vez mais comum que as empresas busquem profissionais que desenvolvem sua Inteligência Emocional, já que essas pessoas fazem toda a diferença e contribuem significativamente para alcançar bons resultados.

Seja compreensivo

Faça um exercício para tentar reconhecer os pontos positivos do seu colega que está sempre resmungando. Entenda que as pessoas que estão sempre mal-humoradas buscam aprovação e elogios. Quando não conseguem o reconhecimento dos colegas e superiores, esses indivíduos se sentem frustrados e ficam de mau humor. Na realidade, são pessoas inseguras e com baixa autoestima. Tente desenvolver sua empatia e evitar julgamentos.

Mantenha uma atitude positiva

Procure sempre extrair o melhor de todas as situações e, quando tiver a oportunidade, fale sobre o lado positivo das coisas. Comunicar-se de maneira calma, solicita e positiva, ajudará a manter um ambiente mais saudável e gerar um clima mais ameno.

Tente relaxar

A verdade é que nem sempre podemos escolher com quem convivemos diariamente. Por esse motivo, é importante saber o momento de se desligar e relaxar para que não sejamos afetados pelos problemas alheios. Ao sair do trabalho, faça coisas que distraiam sua mente e ajudem a descarregar a tensão. Procure atividades prazerosas e recarregue sua energia para o dia seguinte. Ouvir uma música, ler um bom livro, ir ao cinema ou um restaurante são algumas opções que podem tornar seu dia menos estressante e mais feliz.

 

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