Comportamento Explosivo e Ataque de Raiva: Como lidar?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

A condição mental de uma pessoa que apresenta ataques de raiva e comportamento explosivo, é realmente muito grave. A tensão e o estresse que essa pessoa sofre, não é sentido somente por ela mesma, como também para todos que convivem com ela no dia a dia.

Pessoas que apresentam esse padrão de comportamento, demonstram reações exageradamente explosivas diante qualquer tipo de situação conflituosa. São pessoas que não desenvolveram a habilidade de lidar, e até mesmo de conter suas frustrações e raiva.

Como essa condição afeta a vida de uma pessoa?

Essa condição é tão grave pois, embora seja um problema emocional, ela não afeta somente o indivíduo de maneira interna, como também todo contexto externo em que ela vive. Os problemas advindos desses ataques de raiva, resultam em dificuldades para: manter estabilidade de emprego, socialização, relacionamentos e em geral, e muitas outras áreas da vida de uma pessoa.

Devido a falta de percepção das consequências de seus atos, essas pessoas chegam a perder completamente a noção do que seus atos geram para as pessoas ao seu redor. Se não houver a busca pela superação dessa condição, chegará um momento em que qualquer circunstância será motivo para um ataque de raiva violento.

Com o passar do tempo, e com a piora desse comportamento, cada vez mais as pessoas serão motivadas a manter distância. Até mesmo por ser uma questão de segurança, pois não se sabe o que esperar de uma pessoa tão instável e agressiva. Para quem convive com uma pessoa que apresenta esse comportamento, o ambiente é aterrorizante. É como se estivesse andando por um campo minado, tendo todo o cuidado para não dar motivo para que essa pessoa exploda.

O que fazer para lidar com ataque de raiva?

Se você quer vencer essa raiva toda dentro de você, é necessário que você comece a buscar identificar quando os primeiros sinais de ira estão surgindo, para tentar conte-los antes de tomarem proporções grandiosas.

Outro ponto importante que ajudará a lidar com essa falta de controle e os ataques de raiva, é a prática de esportes e exercícios físicos em geral, pois ocorre a liberação dos hormônios serotonina e endorfina.

Enfim, é importante que você consiga reconhecer o problema que tem. Somente a partir deste ponto, você conseguirá agir para mudá-lo!

Entenda mais sobre o sentimento de raiva Aqui!

Assista também: “Como usar a raiva de forma positiva na sua vida

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter