A arte de falar bem: aprenda a fazer um discurso no tom certo em 5 passos

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / monkeybusiness Através de estratégias e algumas regras básicas, é possível desenvolver e aprimorar sua habilidade para falar de maneira mais atraente

Uma argumentação coerente, bem estruturada e o cuidado com a impostação da voz são estratégias para uma linguagem eficaz e faz com que o comunicador consiga transmitir seus pontos de vista e ideias de maneira convincente. Falar bem em público é uma habilidade importantíssima para o sucesso nos negócios e carreira.

A primeira obra sobre retórica que se tem notícia foi escrita pelo filósofo grego Aristóteles, quatro séculos antes de Cristo. Foi na Grécia Antiga que o termo surgiu e significa, literalmente, a arte de falar bem. Há mais de 2 mil anos a humanidade se preocupa com as maneiras de construir um discurso que conquiste a simpatia de quem escuta. Elementos gramaticais e figuras de linguagem, por exemplo, podem ser responsáveis por deixar um discurso cansativo ou comovente.

Existem pessoas que possuem um dom natural para a oratória e outras que não tem essa habilidade. Porém, através de estratégias e algumas regras básicas, é possível desenvolver e aprimorar sua habilidade para falar de maneira mais atraente e, assim, adquirir uma importante ferramenta para melhorar sua performance.

Crie uma identificação e conquiste a confiança dos seus interlocutores

O ativista americano Martin Luther King, proferiu um discurso histórico em agosto de 1963, em Washington, que se tornou icônico. Porém, muito mais do que a famosa frase “I have a dream”, Luther King costumava citar outros discursos famosos, hinos nacionais e frases da bíblia – dessa maneira, conquistava a confiança das pessoas se baseando em frases que já era familiar para plateia.

Cuidado com o improviso!

É muito importante pensar e ensaiar antes de expor uma ideia, um projeto importante ou falar para um grande número de pessoas. Algumas vezes, improvisar pode ajudar a quebrar o gelo e até dar um tom jocoso. Porém, dificilmente convence e pode parecer puro despreparo. O primeiro-ministro britânico Winston Churchill, conhecido por ser um orador notável, com discursos memoráveis, escrevia dos discursos com bastante antecedência e ensaiava durante horas na frente do espelho e raramente utilizava o improviso.

Conhecer seu público é fundamental

Para direcionar sua linguagem de maneira assertiva, é importante falar conforme o nível intelectual, a faixa etária e entender o quanto a plateia domina o tema. Dessa maneira, é possível direcionar melhor a seleção de palavras, o tom que será usado, o grau de formalidade e os exemplos que podem ser citados.

Trabalhe sua autoconfiança e o autoconhecimento

Para evitar que o medo de falar em público interfira no seu real potencial é preciso investir em autoconhecimento e autoconfiança. Para Inteligência Emocional, o medo de falar em público está relacionado com a preocupação em ser rejeitado e criticado, portanto, trabalhar a ansiedade – que é o medo do futuro – é fundamental para desenvolver e aprimorar a habilidade da retórica. Conheça o Método LOTUS e encontre sua melhor versão profissional e pessoal.

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter