Apoio emocional: como incentivar um funcionário que não tem feito um bom trabalho

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© Depositphotos.com / inueng Para ser um bom líder não basta apenas delegar tarefa, é importante que ele tenha uma conversa a situação pela qual o funcionário está passando.

Ao identificar que um funcionário não está apresentando bons resultados e atingindo as metas esperadas dentro da empresa, a primeira atitude que o líder deve adotar é tentar entender as razões que levaram ao baixo desempenho. Em seguida, é preciso saber incentivar o funcionário para que ele volte a ter a motivação necessária e apresente resultados melhores.

Esta é uma atitude ainda mais importante quando se trata de um colaborador que sempre apresentou um bom trabalho, pois sinaliza que ele está passando por algum tipo de problema. Seja qual for o motivo causador do mau momento, a demissão deve ser considerada como a última alternativa: o ideal é ter uma conversa aberta para que o funcionário explique o que está acontecendo, quais são suas dificuldades, proponha um alinhamento de ideias, negocie prazos, fale de suas expectativas e aponte problemas relacionados ao volume de trabalho.

Vale destacar que, para ser um bom líder, não basta apenas delegar tarefas: uma das principais funções do líder é justamente entender seus funcionários e saber como motivá-los. Esta tarefa, no entanto, não é tão simples quanto parece: motivar pessoas no ambiente de trabalho requer preparo e utilização de técnicas certas para que as metas sejam alcançadas.

Como apoiar emocionalmente um funcionário

Faça críticas construtivas

Ao conversar com o colaborador sobre os pontos que precisam ser melhorados em seu trabalho, faça com que a crítica seja construtiva e esteja acompanhada de uma sugestão. Mostre um caminho prático para que o resultado possa ser alcançado.

Não chame atenção na frente dos outros

Jamais critique o funcionário na frente de outras pessoas, preferindo falar com ele de maneira individual. Deixe para falar algo na frente dos outros funcionários quando se tratar de um elogio.

Seja cauteloso

Tenha cuidado no trato com o colaborador, evitando usar palavras rudes e falar de maneira áspera. Embora um líder precise ter uma postura firme e as cobranças façam parte de sua função, lembre-se de que você está lidando com um ser humano que naturalmente tem dificuldades e que todos estão sujeitos a cometer erros — inclusive você.

Estimule a criatividade

Pode acontecer de o funcionário estar desmotivado por ter várias ideias, mas não sente confortável para propor suas sugestões com a equipe. É papel do líder estimular a participação dos funcionários, uma vez que não há ninguém melhor do que o colaborador para apontar as possíveis oportunidades para a própria empresa.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Para desenvolver sua capacidade de se relacionar melhor com seus colaboradores, se comunicar de forma mais assertiva e desenvolver uma empatia maior com as pessoas que trabalham com você, desenvolva sua Inteligência Emocional. Com o Método LOTUS, você irá aprender a lidar com as emoções — uma habilidade fundamental para se relacionar de forma saudável e construtiva não apenas com seus funcionários, mas com todas as pessoas que convivem com você.

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