Alto rendimento técnico e baixo rendimento emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Ansiedade, tensão e nervosismo são emoções que qualquer atleta sente antes de uma grande competição. E o que é preciso fazer para não deixar que essas emoções atrapalhem o desempenho dos profissionais em quadra?

A pressão psicológica não afeta apenas as funções cerebrais de cada profissional… o coração e os músculos também sofrem o impacto de um desgaste emocional.

Técnica e taticamente jogadores de alto nível geralmente não cometem erros abissais, porém, por que isso vem acontecendo com mais frequência nos últimos anos? Porque um número maior de atletas de alto rendimento sofrem com doenças relacionadas a sua saúde mental. Com a expansão das redes sociais e a globalização, o impacto de uma má decisão tem repercussões sobre o psicológico desses profissionais.

Não é uma questão simples, entender e controlar as emoções, é sim uma das tarefas mais complexas do esporte, e que os atletas e técnicos não só de ponta, hoje, valorizam muito.

No passado recente, jogadores pensavam que isso tudo era fraqueza, falta de postura profissional e que os fatores emocionais não interferiam nos resultados das decisões…. até sentirem isso na própria pele.

Hoje, sabemos que quando o nível de estresse no nosso organismo supera o que nosso corpo tolera, o desempenho desses atletas é totalmente prejudicado.

É um processo que começa no cérebro e compromete várias funções essenciais no futebol, as pupilas ficam dilatadas, assim o atleta tem uma perda de foco na visão, fica mais difícil lidar com a bola, além dos seus adversários, prejudicando assim sua movimentação.

A frequência cardíaca aumenta e a respiração fica mais curta, o que dificulta a absorção de oxigênio pelo organismo, ocasionando uma dificuldade na recuperação após lances mais intensos. Isso faz o jogador ficar cansado mais rápido dentro de cada partida, além de aumentar o tempo de recuperação necessário entre jogos.

Os músculos entram em estado de tensão, ficam mais contraídos, a repercussão no desempenho é avassaladora, prejudicando a execução dos movimentos. Por isso, o profissional acaba errando aquele chute, aquele passe, aquele pênalti que sempre acertava nos treinamentos.

Por último, há um aumento na sudorese, perdendo líquido mais rápido o jogador desidrata, isso acelera ainda mais o processo de desgaste físico e mental.

Então, se o jogador não está preparando emocionalmente, não está com a sua motivação adequada, seu nível de ansiedade não está controlado, independente da qualidade técnica deste profissional… se ele não estiver com a sua saúde mental em dia, ele vai tomar as piores decisões sempre nos momentos mais importantes.

Mas se as emoções desempenham um papel tão importante será que é possível controlar tanto os sentimentos quanto as sensações? Eu tenho certeza que sim, mas não adianta pensar nisso apenas no dia da final do campeonato.

Por isso, o trabalho no Sport Club Corinthians Paulista é um divisor de águas dentro dessa instituição. Unir a qualificação técnica do plantel à uma maturidade emocional, necessária para desempenhar todo potencial demonstrado nos treinamentos na hora da decisão, é o objetivo da parceria entre a SBIE e Corinthians.

Na linguagem futebolística, dizem que:

“as decisões servem para separar o homem dos meninos”.

Mas, na verdade, o que ocorre é que nas decisões os “homens” demonstram a maturidade emocional que os “meninos” ainda não têm, frente a um momento decisivo ou determinante em suas vidas. Existem duas formas para ganhar essa “cancha”, pela repetição ou devido a um grande impacto emocional.

O ideal é que o controle e a Inteligência Emocional estejam inseridos dentro da rotina de treinamentos do atleta, desde a pré-temporada até a pós-temporada, as avaliações devem ser realizadas fora do período de competição para traçar o perfil comportamental daquele atleta. E de acordo com esse perfil é organizado uma rotina personalizada de treinamentos físicos e emocionais para cada profissional.

Maturidade emocional não é alcançada do dia para a noite…  para tomar sempre a melhor decisão, independente da influência do escopo emocional ou não, só há uma forma… treinando.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter