5 maneiras de abandonar o sedentarismo e ter uma vida mais saudável

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / txking O sedentarismo é caracterizado pela ausência de atividade física, resultando em um baixo gasto calórico.

O sedentarismo é caracterizado pela ausência de atividade física, resultando em um baixo gasto calórico. Considerada um problema de saúde pública, estima-se que 46% da população brasileira seja sedentária – cerca de 14% das mortes no Brasil estão relacionadas ao sedentarismo.

A falta de atividades físicas pode acarretar em muitos problemas crônicos, como:

  • Diabetes
  • Cardiopatia
  • Obesidade
  • Atrofia muscular
  • Hipertensão
  • Infarto do miocárdio

Praticar exercícios físicos traz muitos benefícios para o funcionamento do organismo, reforça a musculatura e faz bem para os sistemas respiratório e cardiovascular, entre inúmeras melhorias para o corpo.

Evitar uma vida sedentária aumenta a felicidade e o bem-estar

Ao praticar alguma atividade física, ocorre a liberação de endorfina pelo corpo, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. É válido apontar que muitos estudos comprovam que se exercitar diminui a tensão muscular, baixando o hormônio do estresse e sendo um grande aliado na luta contra ansiedade e depressão.

Mas, afinal, como largar a vida sedentária?

5 dicas para abandonar o sedentarismo da sua vida

Comece devagar

Se atolar de exercícios não fará bem para você. Comece com uma intensidade leve nas atividades e vá aumentando gradativamente. Se baseie no seu condicionamento físico, e lembre-se sempre de nunca ultrapassar os limites do seu corpo.

Caminhe mais

Estudos apontam que caminhar seja a melhor alternativa para manter um corpo saudável. A mudança pode partir de algumas atitudes corriqueiras que, quando alteradas, trazem inúmeras melhorias para a saúde. Descer um ponto antes, parar o carro algumas quadras de distância do destino ou simplesmente reservar um tempo do seu dia para caminhar.

Procure uma atividade prazerosa

A escolha da atividade física interfere diretamente no hábito de se exercitar. Isso porque, ao fazer algo que não se gosta, é muito mais suscetível ao abandono. Procure uma atividade que te traga prazer e bem-estar, assim é mais fácil de continuar e manter na rotina.

Torne algo rotineiro em um exercício

Sabia que hábitos da própria rotina, como brincar com seus filhos pode ser uma forma de se exercitar? Saia para passear com seu cachorro pelo menos uma vez por dia, vá ao parque andar de bicicleta com as crianças, ou até mesmo dar uma volta pelo quarteirão.

Busque alternativas saudáveis

Trocar alguns hábitos por alternativas mais saudáveis é uma ótima opção para quem não tem muito tempo para praticar alguma atividade. Comece a subir as escadas em vez de usar o elevador, ou até mesmo vá de bicicleta para o trabalho. São pequenas atitudes que em pouco tempo pode trazer muitas mudanças.

A prática de atividades traz inúmeras mudanças na saúde e pode partir de pequenas alterações no dia a dia. E você, já escolheu a sua?

Dessenvola sua Inteligência Emocional

Quer eliminar hábitos nocivos e ter uma vida mais saudável? Conheça o Método LOTUS e transfome sua vida!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter