Terapia de casal realmente funciona?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Um dos grandes desafios de todo relacionamento é superar a fase na qual a paixão está se transformando em amor. A maioria dos relacionamentos começa com uma paixão: o casal se apaixona, se envolve e inicia uma nova história e, neste momento, a vida de um faz parte da vida do outro.

A paixão é irresponsável, tira o sono, mexe com o apetite, com o relógio biológico, com os pensamentos, com a libido, foco e atenção. A paixão suporta diferenças sem dificuldade e coloca o outro acima de qualquer coisa, inclusive de si mesmo. A partir do momento em que a paixão começa a ser tomada pelo amor, em que a convivência aumenta, a tendência é que o casal se torne menos tolerante e mais exigente.

Esse processo é natural, e pode levar meses ou anos para acontecer — é possível que seja desencadeado pelo nascimento dos filhos, o desgaste do tempo, pela rotina, falta de comunicação ou mudança de interesses. É nesse momento que começam a surgir as discussões, divergências, o distanciamento sexual e a falta de interesse pelo outro.

Como a terapia de casal pode ajudar

A terapia de casal é uma oportunidade que o casal tem de dedicar algum tempo ao relacionamento. Trata-se de um momento para identificar onde a relação está adoecida, qual a responsabilidade de ambos, quais atitudes podem ser melhoradas e como fazer isso em meio a tantas obrigações.

Com isso, cada um terá a oportunidade de enxergar as necessidades do outro de uma forma mais madura. Algumas situações individuais podem surgir e ser trabalhadas à parte — como traumas, sentimentos e emoções difíceis de lidar, e podem interferir de forma negativa na relação.

O terapeuta do casal atua como um facilitador da comunicação: sem dar conselhos ou palpites, ele apenas incentiva o diálogo e ajuda a identificar os problemas que estão acabando com a relação. Além disso, o terapeuta ajuda o casal a descobrir novas possibilidades para resolver os conflitos.

Muitas pessoas acham que o objetivo da terapia de casal é salvar o casamento ou encorajar o divórcio. Na verdade, o grande objetivo dessa metodologia é fazer com que cada um olhe com consciência para si e para o outro, percebendo o papel de cada um e o que pode ser melhorado na relação.

A terapia só traz resultados se os dois lados envolvidos estiverem realmente dispostos a rever suas dificuldades e problemas. Tudo é levado em conta durante a terapia: os problemas que o casal enfrenta, a intensidade da mágoa, a bagagem emocional de cada um, os comportamentos individuais e a história de vida de cada um. É importante que o casal esteja aberto para trabalhar o individual, pois nenhuma relação existe sem individualidade.

Método LOTUS

Se você está enfrentando problemas na sua relação, o primeiro passo é parar, respirar e olhar o problema de fora, reconhecendo seu papel e sua responsabilidade nesse contexto. No Método LOTUS você viverá um final de semana que mostrará as respostas para resolver seus conflitos e, consequentemente, os problemas da sua relação. Não deixe para depois algo que é tão importante na sua vida!

Imagem: © Depositphotos.com / [email protected]

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter