O que fazer para alcançar o crescimento profissional dentro de uma organização

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Além de alcançar o cargo desejado, o sucesso profissional envolve aspectos como motivação, autorrealização, estabilidade financeira, relações saudáveis e construtivas, clareza nas habilidades. São muitos os fatores relacionados ao sucesso e ao crescimento profissional, e saber o que você entende como sucesso é o primeiro e mais importante passo para alcançá-lo.

Qual a sua definição de sucesso profissional?

Você se recorda de ter aprendido a definição do sucesso? Seus pais lhe ensinaram o que é e como alcançar o sucesso? Ainda que eles tenham falado sobre isso, você já parou para se perguntar se tudo o que você aprendeu sobre o sucesso é realmente válido para sua vida e está de acordo com os seus ideais e valores?

Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve. Por isso, reflita sobre o que é sucesso para você e saiba exatamente como deseja alcançar o crescimento profissional. Uma das ferramentas que podem ajudar é o Plano de Carreira — um guia que reúne metas, objetivos e etapas, servindo como direcionamento e planejamento para o crescimento profissional de uma pessoa.

Como alcançar crescimento profissional dentro de uma organização

Além de ampliar seus conhecimentos técnicos e teóricos e aperfeiçoar suas habilidades, algumas atitudes comportamentais são fundamentais para alcançar o crescimento profissional. Veja algumas das atitudes mais importantes:

Confie em você

Saiba aonde quer chegar, entenda como as pessoas enxergam você e seu papel dentro da empresa, conheça suas forças e limitações e entenda seu propósito dentro da instituição. À medida que você se conhece, sua autoconfiança aumenta.

Assuma riscos e tenha iniciativa

Saia da sua zona de conforto e esteja disposto a ajudar seus colegas de trabalho, mesmo que determinado problema não esteja relacionado a você. Seja proativo e tenha atitudes que contribuam com as pessoas.

Seja proativo

Seja um facilitador, e nunca um limitador. Colabore com as pessoas, com os processos e com a rotina. Tente sempre olhar o lado positivo e evolutivo de cada experiência e transmita isso para as pessoas. Pessoas motivadoras costumam se destacar.

Comunique-se de forma clara

Um bom profissional sabe expressar suas ideias e ser corretamente compreendido por todos os públicos de uma empresa. Uma comunicação eficiente é fundamental para o sucesso corporativo e individual.

Seja flexível

Se você é capaz de considerar opiniões e pensamentos diferentes dos seus, deixando suas ideias preconcebidas em stand-by, pode se considerar uma pessoa flexível. Seja menos crítico e aceite que todo ser humano comete erros.

Seja resiliente

Desenvolva a capacidade de adaptar-se às mudanças. A flexibilidade é um talento importante. Saber lidar com imprevistos e frustrações de forma construtiva, aprendendo com os erros e criando novos procedimentos, é essencial para alavancar sua carreira.

Imagem: © Depositphotos.com / Jirsak

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