“Fui promovido”! Como manter o equilíbrio emocional com uma promoção de cargo

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

©depositphotos.com/Jirsak Muitas vezes, alcançar um objetivo ou realizar um sonho pode causar medo e insegurança nas pessoas.

Você se dedicou, se esforçou, suou a camisa, esperou e, finalmente, chegou a tão esperada promoção de cargo. “Fui promovido, e agora, me sinto paralisado e apavorado de medo. ”

Por mais contraditório que pareça, essa é uma situação muito comum no mundo corporativo. Algumas pessoas não têm habilidade para lidar com os acontecimentos e mudanças da vida, e se prejudicam até mesmo quando conseguem alcançar seus objetivos e realizar sonhos. Isso acontece porque o desconhecido causa medo na maioria das pessoas. E para vencer esses medos, é preciso controle e equilíbrio emocional, sentindo-se confiante e capaz de encarar os novos desafios da promoção de cargo.

Dicas para lidar com os próximos desafios

Comemore

Em primeiro lugar, comemore. Faça algo que gosta, compre um presente para você. Sinta gratidão por ter dado mais um passo através do seu esforço e comece desde já, trazendo a autoconfiança.

Prepare-se

Um novo cargo e uma nova função, muitas vezes, exige mais conhecimentos e habilidades técnicas ou comportamentais. Procure saber de que forma você pode se desenvolver ainda mais para assumir a promoção de cargo.

Enfrente os seus medos

A maior parte dos nossos medos são muito menores do que parecem, a partir do momento que resolvemos enfrentá-los. Por isso, identifique e enfrente os seus medos, sabendo que tem capacidades suficientes para vencer os desafios.

Sinta-se capaz

Você tem inúmeras habilidades e só foi promovido porque as pessoas enxergam isso em você. Reconheça as suas virtudes, a sua capacidade. Use o seu potencial para vencer os seus medos e alcançar os resultados.

Desenvolva as habilidades básicas da Inteligência Emocional

Autoconhecimento emocional: capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. Pessoas com esta habilidade são melhores “pilotos” das suas vidas.

Controle emocional: habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida. Se não conseguimos reconhecer as emoções que estamos vivendo, dificilmente poderemos fazer algo a respeito delas.

Automotivação: capacidade de dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal. Se nos deixarmos levar pela ansiedade e pelos aborrecimentos, dificilmente conseguiremos nos concentrar na tarefa que estamos realizando. Por outro lado, se estivermos motivados, encontraremos prazer no trabalho e não perderemos a calma durante o período de espera pela gratificação.

Reconhecimento das emoções em outras pessoas: habilidade de reconhecer emoções no outro e ter empatia de sentimentos. Empatia é outra habilidade que constrói o autoconhecimento emocional. Ela permite às pessoas reconhecerem necessidades e desejos nos outros, permitindo-lhes a construção de relacionamentos mais eficazes.

Relacionamentos interpessoais: habilidade de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais. O relacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerir sentimentos de outros. É a base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal. Pessoas com esta capacidade são mais eficazes em tudo o que diz respeito às interações interpessoais.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar. Quer saber como? Entre no site e conheça o Método LOTUS.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter