Entenda o que é competência emocional e como é reconhecida nas empresas

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homem segurando dois estados emocionais
A competência emocional diz respeito à capacidade de expressar emoções e construir relacionamentos.

A Inteligência Emocional pode ser definida como a capacidade que um ser humano tem de identificar e lidar com as emoções. A competência emocional, por sua vez, é a capacidade de expressar as emoções para o mundo exterior e saber como construir relacionamentos positivos.

Uma pessoa pode ter inteligência e não ser competente, ou seja: ela tem conhecimento sobre determinado assunto, mas não sabe como utilizá-lo apropriadamente. Quando se trata das emoções, uma pessoa com Inteligência Emocional pode não saber como se comportar emocionalmente.

A importância da competência emocional

Cada emoção traz uma reação e um comportamento, e cada pessoa tem uma forma única de reagir emocionalmente, que varia conforme a situação e a história de vida individual. Uma pessoa pode paralisar em uma situação de medo, por exemplo, enquanto outra pode reagir fugindo.

As respostas emocionais nem sempre são adequadas para a situação e, muitas vezes, são até prejudiciais para a pessoa. Por isso, saber reconhecer as emoções e como elas influenciam em suas ações é fundamental para ter consciência do que é ideal em termos de comportamento. Por meio da autoconsciência, é possível aprender a lidar também com as emoções das outras pessoas, respeitando as emoções alheias e respondendo corretamente a elas.

Competência emocional nas empresas

A competência emocional tem se tornado uma habilidade cada vez mais prestigiada nos processos de seleção. Isso porque a maioria das demissões acontece por falta de competência emocional, e não necessariamente pela ausência de competência técnica. Você não precisa de amplos conhecimentos técnicos para construir uma carreira sólida, mas precisa saber lidar com pessoas e situações de adversidade.

As emoções estão presentes em tudo o que fazemos, e são justamente elas que conduzem determinados comportamentos – como medo, raiva, tristeza ou alegria. O ambiente de trabalho reúne dezenas de colaboradores que estão sendo comandados por suas emoções e sentimentos, portanto, é necessário ter autocontrole e se comportar de forma assertiva para construir relações saudáveis.

Características de uma pessoa com competência emocional

A regra básica da Inteligência Emocional diz que só é possível lidar com as emoções das pessoas quando conhecemos nossas próprias emoções. A competência emocional, portanto, começa internamente por meio da autoconsciência.

Veja algumas características de um profissional que tem competência emocional:

– Reconhece e é verdadeiro com seus sentimentos e emoções, respeitando seus limites;

– Respeita e compreende as emoções e os limites das pessoas, enxergando todos como seres humanos;

– Tem uma visão positiva e otimista em relação aos acontecimentos;

– Cultiva a motivação interna, e não depende somente dos fatores externos para se manter motivado;

– Sabe quando e como expressar ou frear as próprias emoções, agindo com controle emocional;

– Sabe manter a calma em situações de pressão;

– Sabe ouvir feedbacks e usar críticas de forma construtiva para melhorar seu desempenho;

– Cria relações sinceras e duradouras com as pessoas;

– Tem percepção sobre os conflitos e pontos fracos;

– Sabe reconhecer seu papel dentro da empresa, sem depender do reconhecimento externo como fonte de motivação;

– Não é competitivo ao extremo, pois sabe reconhecer o papel e a importância de cada um;

– Enxerga os problemas como desafios e sabe encontrar as oportunidades por trás de cada um;

– Tem empatia, demonstra interesse pela opinião do outro e considera os sentimentos alheios.

Inteligência Emocional e competência emocional

Se você quer ter competência emocional, o primeiro passo é desenvolver sua Inteligência Emocional.  Conheça o Método LOTUS e aproveite esta oportunidade única para trabalhar suas emoções, superar crenças limitantes, adotar pensamentos e comportamentos realizadores e se libertar de tudo o que impede sua realização pessoal e profissional.

Imagem: © Depositphotos.com / alphaspirit

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