Dicas para morar sozinho e não sofrer com a solidão

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Morar sozinho é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa, uma vez que requer bastante coragem e planejamento. Independência, liberdade, privacidade, maturidade, relações conturbadas, brigas, necessidades profissionais… são muitas as razões que podem levar uma pessoa a resolver morar sozinha, e ter esses motivos bem definidos é uma das formas de se manter firme e superar todas as dificuldades.

A solidão é um dos principais contratempos enfrentados por quem resolve morar sozinho: além de não ter com quem dividir as responsabilidades e contas, o indivíduo não tem companhia para compartilhar as experiências do dia, dividir uma pizza ou comentar as reviravoltas do seu seriado preferido.

Para superar essa dificuldade, é necessário aprender a gostar de sua própria companhia, além de ter muito amor próprio, autoestima e criatividade. Confira a seguir outras dicas para morar sozinho e não sofrer com a solidão:

10 dicas extraordinárias para morar sozinho

1- Propósito

Lembre-se sempre das razões que fizeram você tomar a decisão de morar sozinho. Nossos propósitos sempre são maiores que nossos medos, e nos fazem continuar independentemente das dificuldades.

2- Compre um diário

Escreva sobre seu dia e seus sentimentos. Esta é uma forma eficiente de colocar para fora todas as suas reflexões e inquietações, encontrando alternativas para lidar com os conflitos do dia a dia.

3- Crie um ambiente com a sua cara

É fundamental que você se sinta em casa. Para isso, explore os detalhes, use cores e decorações que você goste e mantenha a ordem do lugar — pois ambientes desorganizados acabam bagunçando nossos pensamentos. Abra as janelas e deixe o sol entrar, renovando as energias e limpando as impurezas.

4- Faça coisas que você ama

Cozinhe seu prato preferido, coloque a música que mais gosta, dance no meio da sala, ande pelado e aprenda a curtir sua própria companhia.

5- Receba os amigos

Abra sua casa para seus amigos. Esta é uma excelente forma de se distrair, sem fugir de você mesmo. Lembre-se, entretanto, que este espaço é a sua casa, e não o ponto de encontro dos seus amigos. Você deve saber dosar a liberdade de morar sozinho com a companhia dos outros.

6- Tenha um animal de estimação

Se você gosta de animais, ter um em casa é uma excelente pedida. Mas lembre-se de que eles precisam de atenção, comida, passeios e cuidados — então comprometa-se apenas se você gosta e tem o dom de cuidar do bichinho.

7- Ocupe-se

Evite passar muito tempo à toa, ou o tédio pode tomar conta da sua vida. Tenha um hobby, leia um livro, arrume suas gavetas, cuide da sua casa e das suas roupas. Fique no sofá apenas quando escolher fazer isso, e jamais por não ter mais nada para fazer.

8- Pratique esportes

Praticar um esporte que você gosta aumenta os níveis de endorfina e noradrenalina, que dão sensação de bem-estar e afastam o mau humor e a tristeza.

9- Procure ajuda

Um psicólogo ou terapeuta podem lhe ajudar a passar pelas fases mais difíceis, trazendo alternativas que você talvez não consiga encontrar sozinho.

10- Desenvolva sua Inteligência Emocional

Aprenda a lidar com suas emoções por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional e do autoconhecimento, já que você vai se tornar sua melhor companhia. Quer saber como? Conheça o Método LOTUS – um treinamento que traz consciência e autoconhecimento por meio do treino das suas emoções.

Imagem: © Depositphotos.com / photographee.eu

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter