A contribuição das emoções para técnicas de relaxamento contra a ansiedade

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

mulher sorrindo e relaxando ao ar livre
Praticar alguns exercícios de relaxamento é essencial para diminuir a ansiedade.

Medo do futuro, de errar, de se frustrar, de ser criticado ou rejeitado, do imprevisível, do não controlável e de não saber lidar com o desconhecido. Raiva por ter sido humilhado ou por não ter conseguido algo. Alegria por algum evento especial. Tristeza por uma decepção. Ingratidão, falta de aceitação do momento presente.

A ansiedade está ligada a todas essas emoções. Alegria, medo, tristeza e raiva podem deixar uma pessoa ansiosa em questão de segundos, especialmente se ela não souber como lidar com esses sentimentos. Se você sofre de ansiedade e quer se livrar desse mal, conheça alguns exercícios e técnicas de relaxamento para diminuir a ansiedade.

Técnicas de relaxamento contra a ansiedade

Respiração

Cinco minutos diários de inspirações e expirações longas e profundas são suficientes para perceber os benefícios da respiração. Quanto mais consciente você for durante a respiração, maior será sua capacidade de lidar com as situações do dia a dia, e menor será a chance de ter uma crise de ansiedade.

Como fazer: desacelere sua respiração e esvazie os pulmões. Em seguida, inspire suavemente pelo nariz, contando devagar até quatro e deixando a barriga se expandir. Por fim, expire suavemente, contando até seis. Tente respirar entre oito e 12 vezes por minuto, estabelecendo um ritmo confortável e utilizando o diafragma.

Relaxamento muscular progressivo

Libertar a tensão muscular e afastar as preocupações também ajuda a evitar as crises de ansiedade. Você só precisa contrair e, em seguida, descontrair os diferentes grupos musculares do seu corpo. Com o relaxamento, sua mente irá focar na sensação de bem-estar e eliminará os pensamentos e emoções que trazem ansiedade.

Quanto mais você praticar, mais sua mente aprenderá a trazer sensações de bem-estar de maneira espontânea.

Meditação

A prática da meditação é muito eficaz para reduzir a ansiedade. Pesquisas mostram que a meditação pode realmente mudar alguns estados do cérebro e que, com a prática regular, aumenta a sensação de serenidade e alegria.

Hábitos saudáveis para controlar a ansiedade

– Tenha um hobby e faça o que lhe deixa feliz;

– Seja organizado, planeje-se e faça uma coisa de cada vez;

– Converse com alguém querido: boas risadas e conversa agradável podem reduzir significativamente o estresse;

– Durma bem: seu corpo precisa descansar e, para isso, elimine distrações (como televisão, computador e até celular) do seu quarto;

– Cuide da alimentação, sem descontar a ansiedade em comidas pesadas e gordurosas. Tenha controle, sua saúde agradece.

Ansiedade e Inteligência Emocional

Além das técnicas de relaxamento para ansiedade e da prática de exercícios físicos para aliviar o estresse e a ansiedade, um treinamento de Inteligência Emocional pode transformar completamente a vida da pessoa ansiosa.

Por meio da promoção da consciência emocional e do autoconhecimento, Método LOTUS conduz a uma reflexão profunda sobre sua vida, eliminando comportamentos indesejados como a ansiedade.

Imagem: © Depositphotos.com / Ammentorp

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter