Como funciona o teste grafólogico e como aplicá-lo

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Usada como forma de autoconhecimento, em tratamentos psicológicos e na área criminalista (embora não possa apontar um criminoso), a grafologia é uma ciência que estuda a escrita de uma pessoa, de modo a identificar traços de sua personalidade, bem como seu caráter e possíveis distúrbios emocionais.

Para a grafologia não existe escrita bonita ou feia, o que é observado é o nível de formas positivas ou negativas que expressam o equilíbrio e a harmonia do ser humano.

Teste grafológico: como funciona

A grafologia é uma ferramenta muito utilizada na área de Recursos Humanos, ajudando nos processos de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Por meio da identificação dos traços da personalidade, da análise do perfil e das potencialidades de uma pessoa, é possível adaptar as características individuais do candidato à função cumprida na empresa, bem como promover e reorganizar equipes de trabalho.

A escrita é uma forma de expressão. Não escrevemos com as mãos, como muitos pensam — elas são apenas um meio para escrever. Todas as manifestações e expressões são mecanismos cerebrais e, por isso, é possível identificar possíveis tendências de personalidade por meio da escrita.

O estudo da grafologia foi dividido em 8 grupos de análise. São eles:

– Forma da letra;

– Pressão da escrita;

– Dimensão das letras;

– Tamanho e disposição das margens;

– Velocidade da escrita;

– Inclinação das letras;

– Coesão entre as letras;

– Disposição das linhas.

A partir da análise de cada item acima, é possível identificar características como forma de raciocínio (inteligência), capacidade de atenção, independência, motivação, atitude no trabalho, planejamento, organização, administração do tempo, decisão, liderança, trabalho em equipe, comunicação, ambição, negociação, maturidade emocional, honestidade e formas de se relacionar. Nesse sentido, a grafologia é uma ferramenta para o autoconhecimento que permite adequação de comportamento e despertar da consciência.

As pessoas estão em constante mudança, e alguns pontos da personalidade podem sofrer alterações ao longo dessas mudanças. O mesmo acontece com a forma de colocar as ideias no papel: os traços de escrita podem variar ao longo da vida, de um ano, um dia ou até mesmo em uma mesma carta.

Como é aplicado o teste grafológico

Para uma análise grafológica geralmente é solicitado um texto de 20 linhas, que deve ser feito em papel branco não pautado. Nesse pequeno texto é possível estudar aproximadamente 200 sinais, e o cruzamento dessas informações é que reflete a personalidade do autor.

Quanto ao tema, alguns grafólogos preferem o tema livre, enquanto outros acreditam que um tema dirigido — como “Quem sou eu?” — é capaz de manifestar palavras reflexas.

Imagem: © Depositphotos.com / ginasanders

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter