Como evitar que problemas pessoais atrapalhem seu rendimento profissional

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Por mais que todos nós tenhamos, vez ou outra, problemas a resolver em nossas vidas pessoais, é importante não deixarmos que essas questões afetem nosso desempenho profissional. Já pensou se, por exemplo, toda vez que um médico brigasse com sua esposa ficasse impedido de realizar cirurgias?

Separar problemas pessoais da vida profissional é essencial para manter a produtividade, o rendimento e até mesmo o ânimo no ambiente de trabalho. Mas como é possível colocar essa teoria em prática? Pois nós podemos ajudar! Então confira nossas dicas e supere de uma vez por todas esse obstáculo:

Guarde a amizade com colegas de trabalho para depois do expediente

Em vez de tratar seus colegas de trabalho como melhores amigos, com os quais você pode desabafar e confidenciar seus maiores segredos até mesmo em horário comercial, procure separar essas relações.

Assim, ainda que você possua grandes amigos no trabalho, a hora do expediente não deve ser utilizada para lidar com questões pessoais, já que isso acaba prejudicando a qualidade profissional de ambos. Além disso, ao separar os horários destinados a cada atividade — vida pessoal e profissional —, você tem mais condições de não deixar uma afetar diretamente a outra.

Evite celular e redes sociais no trabalho

Tem coisa pior do que querer se concentrar em uma tarefa do trabalho e ter que lidar com mensagens de SMS, WhatsApp, Facebook, e-mails e ligações privadas ao longo do dia? Assim, o ideal é que tanto você como as pessoas envolvidas em seu problema pessoal saibam separar os momentos mais propícios de comunicação para tratar desses assuntos. Se necessário, tome atitudes mais drásticas e efetivamente desligue o celular.

E que tal aproveitar esse momento de completa paz, por mais que seja temporária, para encher a mesa de trabalho? Ainda que a rotina no escritório esteja mais tranquila, aproveite para organizar sua agenda, finalizar projetos pendentes, revisar seu trabalho e até mesmo propor novas ideias no ambiente de trabalho.

Saiba que terapeuta e chefe são pessoas diferentes

Por mais que você queira desabafar com alguém sobre seus problemas, jamais leve essas questões para seu chefe! Esse tipo de atitude, além de passar uma imagem de fragilidade e insegurança, é improdutivo, pois, na verdade, não há muito o que seu chefe possa fazer por você. Em vez disso, faça o treinamento LOTUS de Inteligência Emocional e dedique-se por 3 dias ao autoconhecimento e aumenta seus resultados em sua vida pessoal e profissional.

Procure fazer o que realmente o faz feliz

Quando você está mal, o que faz com que se alegre? É um tipo de comida especial, uma viagem de final de semana ao campo ou uma conversa animada com os amigos? Seja uma ida ao cinema ou uma corrida na praia, procure planejar para alguns dias da semana programas que proporcionem prazer. Além de criar uma antecipação super gostosa, esse passeio desanuviará sua mente dos problemas do trabalho, dando uma injeção de ânimo para retomar a rotina no dia seguinte.

Tire um dia de folga para resolver problemas graves

Caso os problemas pessoais ainda persistam, talvez seja a deixa para você entender que é preciso se afastar momentaneamente do trabalho para resolvê-lo de uma vez por todas. Antes que a qualidade de seu trabalho seja efetivamente comprometida, procure seu chefe e explique que, por razões pessoais, você precisa tirar o resto do dia de folga, por exemplo. Assim terá mais tempo para resolver o que o está afligindo sem prejudicar imediatamente seu trabalho.

E então, o que achou das nossas dicas de hoje? Acha que pode aproveitar algumas delas para suas próprias experiências pessoais e profissionais? Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe aqui seu comentário e participe!

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