Comer compulsivamente é ou pode ser uma doença? Entenda!

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

©depositphotos.com/belchonock Muitas pessoas têm a necessidade de comer compulsivamente tornando a comida um vício.

Comer é vital. Através da comida nutrimos o nosso corpo, damos condições para o bom funcionamento dos órgãos e armazenamos energia para realizar as atividades do dia a dia. Mas muitas pessoas têm a necessidade de comer compulsivamente, a todo o momento ou em grandes quantidades, tornando a comida um vício. Diferente de qualquer outro vicio, a comida é muito mais acessível e está em todos os lugares. Além disso, não temos como eliminar o hábito de comer.

Talvez seja por essa razão que o vício em comida é um dos mais difíceis de serem controlados. As pessoas vivem sem bebida, sem drogas, sem cigarro, sem celular. Mas não vivem sem comida. Além da obesidade e do descontrole emocional, comer compulsivamente traz complicações medicas sérias, como, por exemplo, maior risco de infarto, pressão alta, diabetes, aumento de colesterol, problemas articulares e complicações cardíacas – que colocam em risco a saúde e a vida de uma pessoa.

Quando comer compulsivamente é doença

Mas afinal, quando comer compulsivamente se torna uma doença? Qual o limite entre ter prazer em comer e comer compulsivamente?

A pessoa que come para se nutrir, come apenas quando sente fome, e uma quantidade que traga saciedade. Ainda que a pessoa coma algo porque sente vontade, como um chocolate no meio da tarde, ingere o alimento de desejo de forma controlada, em pequena quantidade, sem culpa. Come conscientemente porque quer suprir um desejo, e não porque tem necessidade.

Quando os episódios de comilança são desencadeados em momentos de descontrole emocional – raiva, tristeza, ansiedade e tédio, ou se você come por qualquer razão, seja para comemorar, seja para se lamentar, é possível que apresenta um quadro de fome emocional, ou seja, coma de forma descontrolada para alimentar as emoções, transformando o seu comer compulsivamente em doença.

As pessoas que têm a necessidade de comer compulsivamente apresentam algumas características em comum, veja abaixo:

– Se veem repetidamente comendo de forma descontrolada;

– Ingerem grandes quantidades de alimentos;

– Na maioria das vezes escolhem alimentos não saudáveis;

– Comem mesmo quando estão com fome;

– Sentem culpa após os episódios de ingestão alimentar exagerado;

– Sentem vergonha de outras pessoas e se alimentam de forma diferente quando estão acompanhadas;

– Vivem com o peso desregulado e fazem dietas frequentes;

– Desenvolvem um humor instável e deprimido.

Além da reeducação alimentar, que deve ser orientada com a ajuda de especialistas, o tratamento para quem tem necessidade de comer compulsivamente envolve as questões emocionais e psicológicas, que são determinantes para o bom resultado do tratamento.

Tratamento de compulsão alimentar com Inteligência Emocional

A autopercepção e o autoconhecimento são fundamentais para deixar de comer compulsivamente. Você precisa ter consciência dos gatilhos que disparam o seu descontrole, os mecanismos que usa para se proteger e se justificar, bem como a forma como você encara esse hábito autodestrutivo.

Quando não temos consciência de como as emoções agem em nossas vidas e quais são as reações e padrões que as sustentam, criamos formas inconscientes de extravasar, como comer compulsivamente. Se você realmente quer se aprofundar no conhecimento das suas emoções, desenvolva a sua Inteligência Emocional: ela pode ser uma excelente aliada para quem quer vencer o vício de comer compulsivamente, justamente porque treina as emoções e a forma como elas afetam sua vida.

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter