Você passou dos limites! 4 dicas de como acabar com a obsessão por uma pessoa

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / olly18 Uma pessoa obsessiva costuma apresentar um comportamento preocupante e diferenciado, não dando espaço para o interesse dos outros e necessidades.

Embora a possessividade, o ciúmes em excesso e a obsessão sejam sentimentos geralmente associados aos relacionamentos amorosos, eles podem se manifestar em qualquer tipo de relação. Em geral, os indivíduos que desenvolvem obsessão por alguém são aqueles que nutrem um medo muito grande do abandono e da rejeição, um temor que normalmente está associado à vivência de situações de rejeição durante a infância — que pode ser real ou apenas interpretativa.

Conviver com pessoas obsessivas é muito desgastante, uma vez que elas tendem a exigir muito e não deixar espaço para outros interesses e necessidades. Dependendo do caso, esta é uma situação que pode até se tornar perigosa, e não são raros os relatos de tragédias relacionadas ao amor obsessivo.

Rodrigo Fonseca, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), explica que tragédias relacionadas a comportamentos obsessivos geralmente envolvem um indivíduo com algum tipo de transtorno como bipolaridade ou esquizofrenia — capazes de fazer a pessoa apresentar comportamentos extremos por conta dos próprios delírios.

“Os seres humanos projetam suas carências no outro e, geralmente, esses comportamentos ocorrem com pessoas próximas. É uma tentativa de preencher os buracos emocionais que foram provocados pela interpretação da rejeição registrada ainda dentro do útero ou durante a primeira infância. Trata-se de um mecanismo natural das relações e, quando o indivíduo toma consciência desse funcionamento, não costuma provocar nenhum dano”, explica Fonseca.

Como acabar com a obsessão por alguém?

Você tem cuidado das suas emoções? A maioria das pessoas vive de maneira inconsciente e torna-se refém de suas bagagens emocionais e padrões de comportamento limitantes. Dessa maneira, acabam comprometendo a saúde de seus relacionamentos. Você costuma refletir sobre a qualidade dos seus pensamentos e sobre a sua forma de agir com as pessoas?

Confira algumas dicas de Inteligência Emocional para barrar os pensamentos e comportamentos obsessivos por alguém:

Trabalhe seu amor próprio

Evite depositar todas as suas expectativas em determinada relação. Para que você possa desenvolver seu amor próprio, é necessário entender que ninguém é capaz de suprir suas necessidades emocionais além de você mesmo. Para ser feliz em qualquer relacionamento, é preciso saber ser feliz sozinho.

Eleve sua autoestima

Pessoas com baixa autoestima podem desenvolver obsessões e a possessividade. Para que isso não ocorra, é fundamental olhar para suas feridas emocionais, entender quais são suas crenças limitantes e começar a perceber e dissolver esses padrões de comportamento. O autoconhecimento é fundamental dar luz as questões que precisam ser trabalhadas e também para perceber suas qualidades e habilidades.

Trabalhe suas inseguranças

A falta de confiança em si mesmo, nas suas habilidades e capacidades gera uma sensação constante de ameaça. Dê um voto de confiança para si mesmo e confie mais no seu próprio taco.

Não tente controlar o incontrolável

É impossível obrigar alguém a gostar de você ou exigir que a pessoa fique ao seu lado. Então, para que perder tempo e energia sufocando e limitando alguém? É muito mais saudável e produtivo cuidar de si e das próprias emoções, tornando-se uma pessoa mais equilibrada, feliz e saudável. Dessa maneira, a convivência com as pessoas que você ama terá muito mais qualidade e harmonia.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter