Veja 4 dicas de como ter amor próprio no relacionamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / nastia1983 O amor próprio é essencial para manter um relacionamento saudável e equilibrado com outra pessoa.

Ter amor próprio é fundamental para manter um relacionamento amoroso harmonioso e saudável. Isso porque uma pessoa que sabe reconhecer e admirar suas próprias qualidades não se abala tão facilmente com a falta de segurança, ciúmes ou possíveis críticas do parceiro. Para te ajudar nessa tarefa, a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie) separou quatro dicas para desenvolver o amor próprio, confira:

Dicas de Inteligência Emocional ter amor próprio no relacionamento

Desenvolva autoconhecimento

A falta de amor próprio está intimamente relacionada com a falta de autoconhecimento. É importante que a pessoa tenha consciência de suas características positivas e saiba lidar com seus defeitos, tentando sempre melhorá-los. Dessa maneira, é possível valorizar suas potencialidades e minimizar as próprias limitações. Afinal, como é possível se amar se você não reconhece nada de positivo em você? É nesse contexto que a falta de amor próprio vai se alimentando e prejudica os relacionamentos.

Não se afaste da sua essência

A insegurança sempre estará presente na vida dos seres humanos e, em uma relação amorosa, isso não é diferente. O grande desafio consiste justamente em conseguir driblar esse sentimento por meio da autoconfiança e da autoestima. Muitas vezes, uma pessoa apaixonada pode perder sua própria personalidade dentro da relação, e acaba se afastando da própria essência.

Abandonar a própria individualidade e deixar que a vida passe a girar em torno do outro é um dos erros mais comuns cometidos por pessoas que sofrem com falta de amor próprio. Para que uma relação seja saudável, é preciso manter seu próprio espaço, suas relações familiares, seus amigos e ter tempo para investir em seus gostos e vontades pessoais. Esses aspectos são tão importantes quanto o relacionamento em si.

Identifique crenças limitantes

A dificuldade em cultivar o amor próprio é resultado de padrões que começam a ser desenvolvidos ainda na infância. O primeiro contato que um indivíduo tem com o amor é por meio da mãe: se durante a gestação ou nos primeiros anos de sua vida, a pessoa interpretou que estava sendo rejeitada ou entendeu que não era amada por sua mãe, ela poderá crescer com dificuldades de cultivar o amor próprio — um problema que se refletirá em seus relacionamentos na vida adulta.

Identificar o que gerou esta crença negativa é fundamental para fazer uma reavaliação e perceber se ela realmente faz sentido. Ter entendimento da sua própria história de vida e conhecer a história da sua família são eficientes formas de curar essa dor e ressignificar possíveis interpretações de rejeição e falta de amor que estão registradas no seu inconsciente.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Para transformar seus padrões limitantes e entender quais gatilhos geram crenças limitantes e prejudicam suas relações, não deixe de conhecer o Método LOTUS — um treinamento de três dia que já transformou a vida de milhares de pessoas.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter