Tricotilomania: dificuldades de evitar essa compulsão

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos. com /magurok5 Tricotilomania pode estar ligada com o emocional, pode vim do estresse, ansiedade entre outras.

Se você tem a mania de arrancar fios do cabelo, comece a se preocupar. Pode ser sinal de Tricotilomania um ato prejudicial que é um transtorno compulsivo que pode trazer a calvície.

Esses fios podem ser de qualquer área do corpo, como cílios, sobrancelhas, barbas e axilas. Para alguns a intensidade é menor e conseguem controlar melhor, entretanto tem outras que tem um impulso muito forte que chega a ficar com menos cabelo em algumas regiões, tendo que esconder o problema.

Um dos problemas também é que algumas pessoas acabam ingerindo os fios arrancados, trazendo problemas no sistema digestivo.

Causas

A causa da tricotilomania ainda é incerta, porém pode estar ligada a diversos fatores como estresse, depressão, ansiedade, traumas ou históricos familiares.

Sintomas da Tricotilomania

• Puxar repetidamente os fios do cabelo, sobrancelha entre outras partes do corpo.
• Sentir prazer em puxar os fios
• Negação de puxar o cabelo
• Problemas em casa, trabalho e relacionamentos
• Mastigar cabelos arrancados
• Sentir tensão quando tenta evitar o ato

Cuidando das emoções

Por mais que a Tricotilomania não tenha uma causa certa, procurar um médico e identificar o que está ligado é muito importante.

A causa pode estar relacionada com as suas emoções vindo do estresse, ansiedade entre outras causas emocionais. É importante junto com o tratamento médico você aprender a lidar com suas emoções e direcionar cada uma delas para não descontar o desequilíbrio emocional em nenhum tipo de compulsão.

A Inteligência Emocional é uma excelente aliada para quem quer vencer qualquer tipo de descontrole, justamente esta habilidade treina suas emoções e a forma como elas afetam sua vida. Conheça o  Método Lotus, um treinamento de Inteligência Emocional que propõe o entendimento da raiz dos problemas que levaram ao desenvolvimento das doenças e dos desequilíbrios emocionais.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter