Teste de personalidade: autoconhecimento por meio da psicologia

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Todo ser humano possui características psicológicas que determinam sua forma de pensar, sentir, se comportar e que formarão sua personalidade. Essas características são desenvolvidas a partir das experiências que a pessoa vive desde a gestação até os sete anos de idade, que é justamente o período em que ocorre a formação da personalidade.

Alguns traços da personalidade são perceptíveis e fáceis de serem notados, mas a maioria dos traços psicológicos é inconsciente e, consequentemente, a maioria dos comportamentos humanos é inconsciente. Isso porque alguns padrões psicológicos foram criados por nós mesmos, a partir das interpretações que demos às experiências vividas quando crianças.

A importância de conhecer sua personalidade

Você certamente conhece alguma pessoa que reclama muito da vida, por mais que tudo esteja bem. Sob os olhos da Inteligência Emocional, pessoas assim provavelmente tiveram uma infância na qual só conseguiam a atenção dos pais ou dos cuidadores mais próximos quando choravam e, por isso, aprenderam que só poderiam receber amor quando chorassem. Quando adultas, essas pessoas trocam o choro pelas lamentações — que é uma forma de chorar e mostrar dor por meio das palavras —, sempre buscando atenção e se sentirem amadas.

Esse é um exemplo de como as experiências e interpretações da infância geram padrões de comportamento, e como esses padrões podem ser negativos e prejudicar a vida e as relações ao longo dos anos.

Com o objetivo de identificar as características psicológicas e entender o padrão de comportamento do indivíduo, foram criados diversos métodos de estudo comportamental, sendo que um dos que merecem destaque é o teste de personalidade.

Teste de personalidade: o que é e como funciona?

Os testes de personalidade normalmente são compostos por uma série de questões ou gráficos que revelam as características mais marcantes da personalidade de uma pessoa, indicando o seu temperamento e os padrões de comportamento.

Muito utilizado em processos de seleção de pessoas, este teste pode revelar traços de personalidade que são menos óbvios ou que não são relatados em uma entrevista de emprego. Na psicologia, é utilizado com a finalidade de alcançar autoconhecimento ou de diagnosticar algum transtorno. Nesses casos, o psicólogo indicará o tratamento mais adequado para trabalhar os traços de personalidade.

Exemplos de testes de personalidade

– Eneagrama: criado há mais de 5 mil anos, permite o mapeamento dos tipos psicológicos básicos do ser humano. O Eneagrama enumera nove tipos de personalidade, e possibilita a identificação das características mais marcantes de cada pessoa. A técnica é a forma ideal para reconhecer e fortalecer os aspectos positivos do comportamento de um indivíduo, e é capaz de orientar a pessoa em direção à superação de um comportamento considerado inadequado.

Todo ser humano possui um pouco dos nove traços, porém, um deles se sobressai. O ideal é verificar os perfis com os quais mais nos identificamos.

– MBTI: o teste de personalidade MBTI foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, com base no livro “Tipos psicológicos”, de Carl Jung, escrito em 1921. A metodologia do teste consiste em avaliar preferências individuais em quatro dimensões dicotômicas, com duas preferências opostas em cada dicotomia, proporcionando um total de 16 combinações únicas.

– Teste do “Grande 5”: originalmente desenvolvido em 1970, este teste divide os traços da personalidade humana em cinco grandes dimensões, independentemente da língua ou cultura. Vale destacar que, enquanto este teste estava em desenvolvimento, os pesquisadores não buscavam necessariamente essas cinco dimensões, e elas surgiram a partir da análise dos dados.

 

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter