Técnicas de Neurolinguística

Publicado em: 13/11/2015 Por: Equipe SBie
ondas cerebrais humanas

Identificar a diferença que faz diferença na excelência. Esta é a ideia por trás da Programação Neurolinguística, desenvolvida em meados da década de 1970, na universidade da Santa Cruz, na Califórnia, por John Grinder e Richard Bandler.

Em vez de estudar pessoas com problemas, os estudiosos tiveram a ideia de estudar as estratégias e padrões de pensamento e comportamento de pessoas consideradas excelentes. “Por que algumas pessoas são mais felizes que outras?”, “Por que alguns são capazes de exercer influência sem esforço?”, “Por que uns se relacionam melhores que outros?” foram algumas das questões abordadas.

A partir das respostas encontradas, foram desenvolvidas técnicas para identificar as limitações e reprogramar o cérebro das pessoas de acordo com os padrões de excelência.

A prática da Programação Neurolinguística permite que as pessoas usem essas técnicas para obter sucesso e alcançar resultados desejados. Isso porque a técnica identifica padrões de excelência e limitantes e também demonstra maneiras eficientes de pensar e se comunicar, esclarecendo qual o impacto da comunicação sobre nossos pensamentos e emoções.

A boa noticia é que algumas das principais técnicas de Neurolinguística podem ser utilizadas no seu dia a dia de forma simples e rápida, fazendo total diferença no alcance da excelência. Mudar o seu padrão mental é o primeiro passo para mudar seu comportamento.

Técnicas de Neurolinguística para o dia a dia

Ressignificação

Ressignificar é atribuir um novo significado para as memórias que lhe causam dor, limitação ou qualquer sentimento negativo, passando a encará-las com equilíbrio emocional.

Alguns acontecimentos deixam marcar profundas, principalmente pela interpretação que damos a eles. Quando isso acontece, sempre que lembramos de determinado fato, os sentimentos vêm à tona, podendo gerar um comportamento negativo e/ou diferente do desejado.

Ao olhar para os acontecimentos a partir de uma perspectiva diferente daquela que está formatada no nosso sistema de crenças e valores, podemos mudar o que sentimos e como nos comportamos em relação ao ocorrido. Uma maneira prática de fazer a ressignificação para um fato é identificar qual foi o aprendizado que ele trouxe para a sua vida.

Outro método consiste na identificação da intenção positiva por trás da ação. Lembre-se: todo comportamento tem uma intenção positiva – se um professor fez uma crítica, você pode entender como uma agressão ou como uma forma de lhe impulsionar a melhorar. Tudo é uma questão de mudar o significado atribuído.

Ancoragem

A ancoragem consiste na criação de um estado de excelência representado por uma palavra ou um gesto, a partir de uma situação vivida. Esta técnica funciona como um atalho mental para acessar um estado de recursos e é bastante utilizada na Neurolinguística.

Trata-se de um método bem simples: quando você lembra de uma situação em que foi vitorioso, naturalmente sente a coragem, confiança e motivação que lhe fizeram chegar lá. Por outro lado, ao lembrar de uma situação em que fracassou, você certamente sentirá a frustração, o medo e o arrependimento tomarem conta de você.

Partindo desse principio, escolha uma situação positiva de sua vida e relembre de todos os detalhes — desde a decisão, os passos, as superações e os recursos utilizados até o sucesso. Sinta novamente a emoção da realização e, quando estiver vivenciando ao máximo essa situação, faça um gesto ou diga uma palavra que represente este sentimento. Com isso, você ancorou o estado positivo, e sempre que precisar dele, é só repetir a palavra ou o gesto escolhido.

Ponte ao futuro

Para alguma coisa acontecer fisicamente, ela precisa começar mentalmente. A ponte ao futuro é justamente uma técnica que permite o início da realização de um objetivo.

Para isso, você deve fechar os olhos e imaginar que está onde gostaria de chegar, nos mínimos detalhes. Visualize onde você está, como se comporta e como se sente, olhando para o que precisou fazer para chegar até lá. Viva ao máximo essa experiência e comece a criar a sua realidade.

Se você quer se aprofundar e explorar esse universo, chegando cada vez mais perto da sua excelência, conheça o Método LOTUS de Inteligência Emocional, uma experiência transformadora que utiliza muitas técnicas de Neurolinguística. Seu lugar é aqui!

Imagem: © Depositphotos.com / Andreus

Translate »