Seu chefe é muito bravo? Aprenda a lidar com ele

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Em um mundo ideal, todos teriam chefes fantásticos, que ajudariam no processo de busca pelo sucesso profissional da equipe, valorizando o trabalho dos colaboradores e tornando a convivência a melhor possível, não é mesmo? Mas, infelizmente, são raros os chefes que agem assim. Na verdade, essas são exceções!

No mundo real, quem ainda não teve a chance de conviver com um chefe muito bravo, provavelmente ainda a terá. Aí é só questão de dar tempo ao tempo. E essa é uma situação bastante complicada, porque, apesar do comportamento inadequado do seu superior, você ainda precisa fazer seu trabalho direitinho, de preferência com cara boa. Como lidar?

Pois foi exatamente pensando em ajudá-lo a contornar essa situação super corriqueira da melhor maneira possível que reunimos, neste post, algumas valiosas dicas. Então confira para, se a fera não amansar, você pelo menos não se estressar!

Tente entender o ponto de vista do chefe

Não é uma tarefa nada fácil, mas pode ser interessante que você se coloque no lugar do seu chefe por um momentinho que seja. Já pensou que, como o trabalho de um gestor exige muito jogo de cintura, pode ser que ele não esteja aguentando a pressão? Talvez ele reclame tanto sobre o intervalo para o café porque os superiores estão cobrando uma postura mais dura, por exemplo. Cada atitude brusca pode ter muito mais por trás do que você imagina.

Procure não deixar que isso afete seu trabalho

Muitas pessoas, como forma de irritar os chefes muito bravos, costumam deixá-los ainda mais enfurecidos, trabalhando mais devagar, chegando atrasado, discutindo o que não precisa e assim por diante. Porém, não importa o quão ruim possa ser seu chefe, não se deixe influenciar! Não deixe que um comportamento dele em relação a todas as pessoas se transforme em uma briga pessoal entre vocês. Quem sabe, se o comportamento dele está atrapalhando toda a equipe, não é hora de informar o departamento pessoal?

Esteja sempre a um passo à frente

Uma atitude inteligente para quem quer lidar com um chefe muito bravo é tentar antecipar todos aqueles pequenos detalhes que acabam tirando o raivoso gestor do sério, a fim de evitar os ataques. Ele fica ao lado do ponto eletrônico às 8 horas da manhã e quando você chega um minutinho atrasado tem que ouvir o maior sermão na frente de todo mundo? Então se esforce para chegar quinze minutos adiantado! Certamente os minutos que você perderá de sono serão ganhos em tranquilidade para seu dia de trabalho. Ele reclama de uma vírgula que aparece fora do lugar? Revise o texto pelo menos 3 ou 4 vezes! Desse jeito, seu chefe vai começar a perceber que não precisa mais fiscalizar seu trabalho. Imagine só a paz!

Documente absolutamente tudo

Certifique-se de guardar o máximo de documentos possíveis a respeito de sua interação com seu chefe. Além de possivelmente virem a ser úteis para as situações em que forem solicitados, você também pode se resguardar caso o gestor venha a se contradizer. Se seu chefe é o tipo que dá instruções verbalmente, comece a enviar um e-mail descrevendo tudo o que foi solicitado e pedindo para que ele confirme se você registrou tudo corretamente, por exemplo. Depois não tem como achar ruim se você fez exatamente o que ele pediu, não concorda?

Dê um tempo para esfriar a cabeça

Seu chefe acabou de ter um ataque com você? Então pare e dê um tempinho antes de reagir. O tempo é um excelente recurso para gerenciar conflitos. Se você age impulsivamente, aumenta ainda mais a raiva do seu chefe, o que fará com que ele ignore completamente qualquer argumento, mesmo que esteja certo. Esfrie a cabeça, deixando-o relaxar um pouco também, para, depois, retomar o assunto.

Evite futuros chefes bravos

Às vezes a pressão é tão grande que, para o bem da sua saúde, a melhor solução pode ser deixar a empresa. Da próxima vez, antes mesmo de aceitar o trabalho, faça uma pesquisa e verifique se o seu chefe em potencial é tão bravo quanto o anterior. Marque um café com um funcionário e peça informações sobre a cultura da empresa e dos gestores. Não custa nada sondar para evitar cair na mesma cilada duas vezes seguidas, não acha?

Pois agora queremos saber a sua opinião: quais são as suas estratégias para lidar com um chefe muito bravo? Já passou por essa situação muitas vezes? Compartilhe suas experiências conosco e enriqueça nosso post! Participe!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter