Setembro Amarelo: importância de falar sobre

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

EQUIPESBIE Setembro amarelo é uma campanha criada com um intuito de informar e promover a prevenção ao suicídio.

Setembro amarelo é uma campanha criada com um intuito de informar e promover a prevenção ao suicídio no qual é a pratica movida pela depressão.

É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) que começou em 2015, movimento para sensibilizar a população e para alertar a importância de falar sobre os sintomas desse problema e saúde mental.

Durante o mês são publicados materiais referentes ao assunto e com ações nas mídias. Cada vez mais as pessoas estão aderindo a campanha, fazendo publicações em seus perfis de redes sociais e incentivando a importância de falar sobre o assunto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos e desses 65 mil, ocorrem na região das Américas.

A Depressão

A depressão é uma doença de origem psicológica, emocional e ambiental que vai muito além de fatores genéticos e alterações químicas cerebrais. A ciência permite o controle da doença por meio de medicamentos, regulando partes químicas e genética, mas também é necessário cuidar dos fatores emocionais que causaram a doença para que os medicamentos não funcionem apenas como uma ferramenta que esconde uma ferida que precisa ser identificada e tratada.

Não há estágios definidos para a depressão, visto que cada indivíduo manifesta a doença de maneira diferente, variando de acordo com os fatores externos e gatilhos internos.

Pensamentos pessimistas, perda de interesse em atividades que antes traziam prazer, tristeza e procrastinação são os principais sintomas apresentados pelas pessoas que estão enfrentando uma depressão. Porém, é preciso ficar atento: a doença pode se manifestar por meio de diversos outros sinais que podem passar desapercebidos, atrasando o diagnóstico e o tratamento.

Buscando ajuda

Existe o CVV – Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando 141. Como em qualquer outra forma de contato com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita. Os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.

Você pode utilizar o atendimento por chat, Skype e E-mail disponíveis no site deles.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar

Centenas de pessoas chegaram ao Método LOTUS sem esperança, pensando em acabar com suas próprias vidas. Porém, ao entrar em contato com suas emoções e história de vida, encontraram a força que precisavam para recomeçar, redescobriram sonhos que estavam adormecidos e descobriram o único amor capaz de curar todas as dores: o amor próprio.

Se você está passando por isso ou conhece alguém que esteja com pensamentos suicidas, não deixe de buscar ajuda. Lembre-se: a vida é um presente, e não pode ser desperdiçada. O desespero e a desesperança jamais devem ser maiores que a vontade de viver.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de identificar, compreender

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter