“Saudade da minha mãe” — como lidar com as dificuldades de morar longe da família

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / aremafoto Quem mora longe da família precisa aceitar que não vai mais participar de eventos familiares ou ter os pais por perto em momentos de dor.

Cada vez mais, as pessoas têm se aventurado a deixar seus lares para conhecer novas culturas e buscar seus sonhos em outro país, estado ou cidade. Seja por conta da carreira, de um relacionamento amoroso, das oportunidades que o local oferece ou por conta da realização de um sonho pessoal, esta é uma mudança que traz diversas vantagens e desvantagens.

Os dois lados de morar longe da família

Por um lado, quem decide sair da casa dos pais amadurece, aprende a valorizar a família e os amigos, aprecia os momentos simples da vida, conhece novas culturas, se aventura e conquista sua liberdade. Todas essas conquistas, porém, são acompanhadas por uma das dores mais profundas que uma pessoa pode sentir: a saudade — da família, da mãe, das raízes e dos amigos.

O indivíduo que mora longe da família precisa aprender a lidar com uma série de mudanças, o que exige maturidade emocional. É preciso ele compreenda e aceite que não vai mais participar dos eventos familiares, não verá as crianças nascerem e crescerem, não poderá se despedir dos que partem, não terá alguém para cuidar quando está doente, não poderá ajudar a família em um momento de dor, não poderá contar com um ombro amigo nas dificuldades.

A tecnologia pode ser um excelente aliado para diminuir essa distância, mas o contato via Skype não supre a necessidade de amar e ser amado que o ser humano carrega — especialmente quando se trata do amor de mãe, que é o primeiro contato que temos com o amor na vida, desde o útero materno.

Se esse é o seu caso, saiba que existem formas de lidar com a saudade da família, sem perder os benefícios da liberdade. Confira as dicas a seguir:

Como lidar com a saudade da família

Foque no objetivo

Se você estiver focado somente nas dificuldades e desafios, dificilmente conseguirá vencer a saudade. Se isso acontecer, corre o risco de abandonar seus objetivos. Em vez de ficar preso à distância e às dificuldades, veja o lado bom dessa realidade e foque nisso. Existe uma razão para você estar longe da sua família e, seja ela qual for, mantenha o foco nela.

Mantenha contato

Faça o possível para manter contato frequente com a sua família. Dedique um momento da sua semana para falar com seus pais e familiares, envie mensagens, faça ligações, envie cartas e grave vídeos. Abuse da tecnologia para minimizar a saudade.

Façam programas em família

Mesmo à distância, abuse da tecnologia para ficar perto da família. Aproveite a internet para fazer programas em família — como assistir um filme, cozinhar a mesma receita, ler um livro, sair para jantar ou tomar um café. Mantenham a conexão além dos momentos de conversa.

Compartilhe o dia a dia

Troquem fotos e vídeos do cotidiano, não somente de momentos especiais. Mostre detalhes da sua nova casa, do trabalho e do local onde você vive, diminuindo a distância entre vocês. Além disso, não deixe de compartilhar as coisas do dia a dia, pedir conselhos e saber o que acontece na vida dos seus familiares.

Planeje

O contato físico é tão importante quanto o vínculo emocional. Por isso, é importante que você se planeje e se dedique para que as visitas aconteçam sempre que possível. Surpresas também são validas: planeje uma visita inesperada e surpreenda as pessoas que mais ama.

Recorde

Embora algumas pessoas acreditem que as fotos, cartas e lembranças aumentem a saudade, são justamente os momentos compartilhados que mantêm o elo entre as pessoas. Por isso, encontre maneiras de se manter conectado com esses momentos.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter