Satisfação no trabalho: como descobrir se alcancei o sucesso profissional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Para descobrir se você finalmente alcançou o sucesso profissional, a primeira pergunta que você deve fazer é: o que é sucesso para mim? Reflita a respeito do que você aprendeu com seus pais sobre o assunto e avalie se esses conceitos realmente são válidos para sua vida e estão de acordo com os seus ideais e valores.

O sucesso profissional de uma pessoa está diretamente relacionado a seu nível de motivação. As pessoas têm necessidades diferentes e, por isso, cada pessoa é motivada de formas diferentes. Ter consciência do que mantém você motivado, portanto, é essencial para ter satisfação e qualidade de vida no trabalho.

A Inteligência Emocional considera que existem cinco principais motivadores responsáveis por trazer satisfação e realização profissional. Saiba quais são e veja qual deles tem mais a ver com suas características.

Principais aspectos da satisfação profissional

Segurança

Quanto maior a intensidade dessa motivação em sua personalidade, maior será seu medo de perder algo: produção, dinheiro, trabalho, bens materiais ou saúde. Pessoas que gostam de segurança tendem a arriscar pouco, preferindo empregos “garantidos”.

Essas pessoas preferem uma ocupação segura e pouco sujeita a mudanças, valorizam cargos que proporcionem estabilidade e proteção em longo prazo, valorizam trabalhos que permitam ter qualidade de vida, proximidade de sua residência, horários bem definidos e pouca pressão por resultados.

Aprovação social

Indivíduos que buscam aprovação social se preocupam em alcançar um reconhecimento especial. Essas pessoas valorizam cargos ou títulos, gostam de se sentir importantes e, de preferência, admiradas. Para quem tem este tipo de motivação, o ideal é procurar empresas que tenham um histórico de reconhecer e promover rapidamente os funcionários que se destacam.

Aprendizado

Pessoas que valorizam o aprendizado gostam de empregos com oportunidades de receber treinamentos técnicos e aprendizado informal por meio da interação com pessoas mais experientes, que agem como orientadores. Essa motivação costuma ser mais intensa no início da carreira, período no qual as pessoas estão interessadas em aprender para, no futuro, almejar buscar outras motivações — como dinheiro ou aprovação social.

Autorrealização

“O que uma pessoa poderá ser, deverá ser.” Esta frase de Abraham Maslow resume um dos mais importantes anseios dos seres humanos: expressar ao máximo suas potencialidades.

A autorrealização é a motivação mais complexa e profunda, pois desperta no indivíduo a vontade de cumprir seu propósito de vida. Os músicos precisam fazer música, os desenhistas querem desenhar, os autores anseiam por escrever e os líderes por comandar. Essas ações precisam ser feitas para que o indivíduo se sinta em paz consigo mesmo.

Dinheiro

Um profissional que é motivado pelo dinheiro aceita riscos e desafios profissionais em troca de dinheiro. Pessoas assim preferem trabalhos que ofereçam remuneração variável, aceitam desconfortos e a falta de qualidade de vida para enriquecer.

Quem se motiva pelo dinheiro deve procurar atividades profissionais que ofereçam oportunidades de ganhar mais: vendas, montar pequenos negócios ou entrar em empresas nas quais a remuneração esteja fortemente relacionada à obtenção de metas.

Encontre sua motivação

Para encontrar o que lhe mantém motivado, é preciso que você saiba quais são seus valores e o que realmente é importante para você. Lembre-se de que a satisfação no trabalho e o sucesso profissional refletem em todas as áreas de sua vida, e é fundamental que você se sinta realizado profissionalmente para ter uma vida plenamente feliz.

Se você não consegue encontrar motivação e deseja realmente mudar sua vida, conheça o Método LOTUS, um treinamento de Inteligência Emocional que levará você a reflexões profundas sobre sua vida, suas escolhas, crenças, emoções e valores. Não perca mais tempo, a hora de mudar é agora!

Imagem: © Depositphotos.com / andresr

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter