Saiba lidar com uma pessoa com personalidade narcisista no trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / olly18 As pessoas narcisistas possuem extrema dificuldade em receber críticas e muito medo de serem rejeitadas.

O mercado de trabalho, assim como a vida em geral, é repleto de pessoas que podem abusar do poder e autoridade que lhe são concedidos. Alguns profissionais que chegam aos cargos de chefia não têm preparo emocional para lidar com questões internas relacionadas ao ego e à autoridade. A consequência disso é que acabam sendo contaminados pelo excesso de competitividade, vaidade e ambição – características de uma personalidade narcisista.

A personalidade narcisista é caracterizada também por padrões invasivos nos relacionamentos, a necessidade de aprovação e admiração constantes, o sentimento de superioridade e arrogância. O termo faz uma alusão ao mito de Narciso – personagem da mitologia grega que representa o símbolo da vaidade. De acordo com a lenda, o belo rapaz ia todos os dias contemplar a própria beleza no reflexo de um lago. Ele era tão fascinado pela própria imagem que, certo dia, enquanto tentava se admirar mais de perto, caiu na água e morreu afogado.

Indivíduos narcisistas, na realidade, são extremamente sensíveis às críticas e possuem muito medo de serem rejeitados. As relações profissionais dessas pessoas são comprometidas, pois eles sempre estão em busca da admiração do outro.

Todas as pessoas, em algum momento, estão sujeitas a perder o controle e cair nas armadilhas do ego. Isso acontece porque, ao nascer e durante a primeira infância, as crianças são totalmente dependentes dos pais e costumam ter todas suas necessidades atendidas imediatamente. Algumas crianças podem interpretar que são o centro do mundo e que as coisas são suas por direito. E há indivíduos que podem levar esse padrão para a vida adulta.

A supervalorização dos pais, que mimam e fazem a criança acreditar que é superior aos demais, pode interferir na forma como esse indivíduo irá se comportar nos relacionamentos durante sua vida. A tendência é que se tornem pessoas egoístas, com pouca empatia em relação aos sentimentos alheios e que olham apenas para os seus próprios interesses.

Como lidar com pessoas narcisistas?

Geralmente, pessoas com personalidade narcisista se colocam como superiores e acreditam que sempre estão com a razão. É comum que elas ignorem as ideias e ponto de vista dos colegas e apresentem uma ambição desmedida. Elas buscam o reconhecimento a qualquer custo. É muito desafiador conviver e trabalhar com pessoas que não medem esforços para conquistar o que desejam e, muitas vezes, utilizam formas escusas para conseguir o que querem, como trapaças e mentiras.

Para lidar com esse tipo de colega, a regra é evitar o conflito. É muito difícil convencer um narcisista de que ele está errado. Portanto, escolha focar seu tempo e energia em coisas produtivas e não perca tempo indagando sobre o comportamento da pessoa, pois dificilmente você obterá resultados.

Outra dica importante é não ter medo de dizer não ao narcisista. Ao perceber seu receio, ele certamente o usará contra você na primeira oportunidade. Ao mesmo tempo que você não entra em atritos desnecessários, é igualmente importante se impor e evitar qualquer tentativa de controle por parte do narcisista.

 

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter