Saiba como lidar com a separação dos pais na adolescência

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / HighwayStarz A separação dos pais durante a puberdade é um momento onde é preciso tomar bastante cuidado para que o momento não seja ainda mais doloroso.

A adolescência é uma fase complicada na vida da maioria das pessoas: é uma época em que o indivíduo não é mais uma criança, mas também ainda não tem competência para tomar suas próprias decisões como um adulto. Além disso, este é um período em que geralmente começam a surgir os primeiros conflitos na relação entre pais e filhos.

Nesta fase, os adolescentes começam a questionar tudo: a forma de se vestir, seus gostos e comportamentos, seus valores e até sua visão de mundo. A separação dos pais durante a puberdade pode ser um momento bastante delicado, e é preciso lidar muito bem com esse processo para que ele não se torne ainda mais doloroso para os envolvidos.

6 dicas para lidar com a separação dos pais na adolescência

Não transfira sua frustração para outras áreas

O primeiro cuidado essencial para superar este momento é o de não transferir sua raiva, tristeza ou frustração para outras áreas da vida — o que pode afetar o desempenho escolar ou o convívio com os amigos.

Coloque-se no lugar dos seus pais

Por mais difícil que esse período possa ser para você, é importante refletir se não é realmente melhor para todos que a separação aconteça. Quando um relacionamento acaba, geralmente é porque ele já foi muito desgastado por brigas, conflitos e um clima bastante tenso. Tente considerar que esta decisão certamente foi muito difícil de ser tomada, e se os seus pais optaram por essa saída foi pensando no bem de toda família.

Não tome partido

Seja qual for o motivo da separação, faça o possível para não deixar que os conflitos que estão afetando o casamento de seus pais estraguem também seu relacionamento com eles. Entenda que não existe “ex-filho”, evite tomar partido e aprenda a separar o convívio com seus pais da relação deles como um casal.

Desarme-se

Caso um dos dois encontre alguém e resolva iniciar uma nova família, apoie a decisão. Deixe o ciúme de lado e entenda que eles têm o direito de paquerar, namorar, casar e encontrar a felicidade novamente. Lembre-se que sempre haverá espaço para você na vida dos seus pais.

Converse

Conte para seus pais como você está se sentindo em relação a todas essas mudanças. A comunicação é essencial para evitar conflitos, discussões e dissolver mágoas.

Divida seu tempo

Com a separação, é possível que você acabe passando menos tempo com seu pai ou com sua mãe. Por isso, aproveite o tempo que estão juntos para fazer coisas divertidas: um esporte, ir ao cinema, passear ou simplesmente conversar. O que vale mesmo é qualidade do tempo que vocês passam juntos, e não a quantidade.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

O desenvolvimento da Inteligência Emocional permite que você compreenda os sentimentos negativos e aprenda a lidar com eles. Além disso, esta é uma habilidade que também auxilia no entendimento dos sentimentos dos seus pais, de modo que você também possa ajuda-los a superar este momento complicado.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter