Saiba como evitar que a ansiedade prejudique sua carreira

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia O primeiro passo para evitar que a ansiedade impacte sua carreira é tomar cuidado com o perfeccionismo e a autocobrança

A ansiedade está diretamente relacionada à preocupação demasiada com acontecimentos futuros e o medo de que algo saia do controle. Quando não tratada, a ansiedade pode impactar a carreira e também gerar problemas de saúde.

Sentir-se ansioso é uma reação instintiva e biológica, responsável por sinalizar quando o sistema nervoso percebe que a pessoa está sob algum tipo de situação desconfortável ou ameaçadora.

Quando o indivíduo é acometido pela ansiedade, uma série de hormônios são disparados e fazem com que entramos em uma espécie de luta-fuga, preparando o organismo para uma reação.

Confira as principais reações físicas associadas à ansiedade

 

  • Dificuldades respiratórias
  • Sudorese
  • Tremor
  • Tontura
  • Aumento nos batimentos cardíacos

Até certo ponto, sentir-se ansioso é importante para qualquer pessoa, essa sensação permite um preparo maior e também a preocupação em planejar as melhores atitudes para enfrentar determinados desafios.

Porém, quando isso acontece de maneira repentina e intensa, ela passa a atrapalhar as atividades profissionais, o desempenho e, por consequência, a carreira. É um problema que afeta consideravelmente a concentração nas tarefas e impede que o profissional acredite na sua capacidade de alcançar seus objetivos e metas.

As cobranças normais da vida profissional podem afetar algumas pessoas de maneiras diferentes e, uma delas, é através da ansiedade de desempenho. É importante que desenvolver as competências emocionais necessárias para amenizar a ansiedade pode ser um grande passo para alcançar grandes conquistas na carreira.

O primeiro passo para evitar que a ansiedade impacte sua carreira é tomar cuidado com o perfeccionismo e a autocobrança. Essas duas características podem ser prejudiciais para sua saúde emocional e atrapalham diretamente os resultados e performance.

A principal dica é: trabalhar para aumentar seu autoconhecimento e assim, você possibilitará que sua autoconfiança melhore. Reconheça seu valor como profissional.

Confira maneiras práticas para enfrentar a ansiedade

  • Mantenha-se organizado
  • Saiba reconhecer gatilhos que despertam a ansiedade
  • Durma e alimente-se bem
  • Faça exercícios
  • Saiba reconhecer suas emoções

Como é possível conquistar uma vida com menos ansiedade e alavancar a carreira?

Desenvolver a Inteligência Emocional pode modificar completamente a vida de um profissional que sofre com a ansiedade. Conheça o Método LOTUS – um treinamento de imersão que promove o reconhecimento de padrões e gatilhos que geram a ansiedade. Desperte seu real potencial, conquiste uma vida com mais saúde e alavanque sua carreira.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter