Roda da Vida: conhecendo os benefícios desta famosa estratégia de coaching

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / vaeenma O coaching utiliza a roda vida para analisar o nível de satisfação de uma pessoa em todas as áreas de sua vida.

Você está satisfeito com a sua vida? Se sente realizado no seu casamento, no trabalho e na vida espiritual? Consegue separar as coisas, sem deixar que os problemas de uma área interfiram em outra?

A vida é composta de várias partes que, juntas, são responsáveis pelo sentimento de realização. Uma pessoa bem-sucedida profissionalmente ou financeiramente, dificilmente se sentirá completa se estiver infeliz vida familiar ou vazia na vida espiritual.

Isso acontece porque a vida é um sistema que pode ser comparado a uma empresa, com várias áreas e departamentos interligados: um erro ou desajuste de um departamento pode comprometer todos os outros. Ter consciência sobre o nível de satisfação de cada área da vida é fundamental para buscar as mudanças necessárias, alcançando o sucesso e a realização.

Roda da Vida

A Roda da Vida é uma técnica de avaliação pessoal muito utilizada nas sessões de coaching, que permite analisar o nível de satisfação de uma pessoa em todas as áreas da sua vida. A ferramenta é um desenho em formato de um círculo dividido em oito, dez ou doze partes. Cada parte representa um aspecto da vida, que pode ser:

  • Família e amigos;
  • Lazer e diversão;
  • Vida Financeira;
  • Saúde Intelectual;
  • Espiritualidade;
  • Amor;
  • Trabalho e carreira;
  • Saúde.

Como fazer

O cliente que está passando pelo processo de coaching deve dar uma nota de 0 a 10 referente ao nível de satisfação que ele tem em cada área da sua vida, de acordo com a importância e impacto que esse item tem em suas atitudes e na sua vida como um todo. As notas podem ser repetidas quantas vezes forem necessárias. Depois de mapeadas todas as áreas, é possível fazer uma análise da vida como um tudo, identificando as áreas que precisam de melhoria.

Algumas perguntas que podem incentivar a reflexão são:

  • Qual a área que está com a menor pontuação?
  • Como esta área está afetando as outras áreas da sua vida?
  • Qual área gostaria de investir o meu tempo e esforço para tornar esta roda mais equilibrada?
  • Para aumentar esta pontuação em 1 ou 2 pontos, qual objetivo pretende estabelecer?

Benefícios da Roda da Vida

A Roda da vida é uma importante ferramenta de avaliação pessoal, que naturalmente aumenta o autoconhecimento e a autopercepção do indivíduo sobre sua vida. A partir dessa reflexão, é possível mudar hábitos, definir prioridades, planejar e executar, melhorar a performance e, por fim, encontrar harmonia e equilíbrio entre as áreas da vida.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter