Relacionamento abusivo: 9 sinais que está faltando Inteligência Emocional na relação

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / prudkov Os relacionamentos abusivos são marcados por diversas situações desagradáveis, tais como: humilhação, chantagem emocional, agressões físicas e verbais e ameaças.

Um relacionamento abusivo deixa marcas profundas na saúde emocional dos envolvidos, podendo desencadear transtornos como estresse, culpa, falta de confiança e sentimento de impotência. Este tipo de situação anda de mãos dadas com a violência verbal e psicológica, e é caracterizada por padrões de comportamento dentro do relacionamento.

Relacionamentos abusivos costumam ser marcados pela violência emocional, que pode se apresentar de variadas formas na vida do casal. Quem sofre com esse tipo de agressão geralmente encara os atos de hostilidade como demonstrações de afeto, o que pode alimentar ainda mais o problema.

9 sinais que você está em um relacionamento abusivo

  • Você sofre humilhações constantes por parte do parceiro;
  • Sua autoestima é frequentemente atacada;
  • Seu parceiro faz chantagem emocional;
  • Há agressões físicas ou verbais;
  • Suas realizações são desprezadas;
  • Você ouve críticas excessivas;
  • Seu companheiro é possessivo;
  • A relação é marcada pela constante tentativa de um controlar o outro;
  • Há ameaças.

Como um relacionamento abusivo se desenvolve

Os abusos dentro de uma relação ocorrem devido a um desequilíbrio de poder, em que uma parte do casal exerce ou tenta exercer algum tipo de controle sobre o outro. Algumas vezes, esse tipo de comportamento nocivo não é consciente ou intencional: pessoas que cresceram em um ambiente emocionalmente abusivo e disfuncional tendem a repetir este padrão em sua vida, apresentando dificuldades para reconhecer seu próprio comportamento.

A carência afetiva também está intimamente ligada a este tipo de conduta, uma vez que a pessoa carente coloca todas as suas expectativas no outro como forma de suprir suas próprias necessidades de afeto. Nesse contexto, as pessoas envolvidas no relacionamento abusivo correm o risco de confundir atitudes invasivas com demonstrações de cuidado, carinho e afeto.

Vale destacar que as atitudes dominadoras podem ser evidentes ou se apresentar de forma mais sútil e passiva — com implicâncias desnecessárias e alfinetadas constantes, por exemplo. Quem sofre com esse tipo de abuso acaba esquecendo da própria vida e abandona suas vontades individuais, passando a viver apenas para a satisfação do outro e se tornando uma pessoa submissa.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar

Se você está passando por um relacionamento marcado por agressões, brigas e violência emocional, é preciso refletir se realmente vale a pena continuar investindo na relação e se ela pode ser melhorada. Também é fundamental identificar como você atraiu essa situação para sua vida e o que é preciso aprender com essa experiência. Ressignificar os traumas que ela causou é fundamental para conseguir seguir em frente.

Lembre-se: o respeito precisa ser a base de todos os relacionamentos. Quando ele não existe mais, é preciso sair da zona de conforto e identificar quais as razões que fizeram com que esse padrão se instalasse. Reflita e pergunte a si mesmo: o que é preciso aprender e até que ponto vale a pena continuar insistindo em ficar com uma pessoa que prejudica sua autoestima e destrói sua saúde emocional? Se você deseja transformar sua vida e encontrar coragem para recomeçar, conheça o Método LOTUS — um treinamento de três dias que já transformou a vida de milhares de pessoas.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter