Rejeição do pai: como superar o trauma do abandono do lar

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Mizina Pessoas que sofreram abandono do pai desenvolver diversos problemas, tais como? ansiedade social, depressão e falta de confiança.

Dados do Conselho Nacional de Justiça apontam que 5,5 milhões de crianças brasileiras matriculadas em escolas não têm o nome do pai na certidão de nascimento. É comum que crianças que sofrem de abandono afetivo apresentem problemas em seu comportamento social por toda vida, uma vez que a dor da rejeição pode gerar sérios distúrbios de comportamento.

Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), afirma que um dos maiores temores da humanidade é ser rejeitado. “A origem de toda emoção humana está nos pais e na maneira como vivemos a primeira infância. Somos uma folha de papel em branco e todas as experiências vividas durante a gestação e ao longo dos primeiros sete anos ficam registadas nesta folha, que pode ser chamada de subconsciente”, explica ele.

É justamente a partir dessas informações que o indivíduo cria sua visão de mundo, baseia suas escolhas, enfrenta problemas e se comporta diante das diferentes situações. Cada pessoa tem informações próprias e particulares em seu subconsciente, influenciando-as de maneira positiva ou negativa.

Em geral, quem sofreu um trauma de abandono pode apresentar problemas como:

  • Problemas de relacionamento pessoal;
  • Problemas no ambiente escolar e na vida profissional;
  • Depressão;
  • Baixa autoestima;
  • Ansiedade social;
  • Falta de confiança.

Dicas para superar o trauma do abandono do pai

Tenha propósito

Superar um trauma envolve compreender que por trás de toda experiência existe um propósito, e cabe a você encontrar um aprendizado para cada dor. Caso você tenha perdido alguém querido, por exemplo, pode ser o momento de aprender a valorizar as pessoas. O trauma emocional pode fazer você se tornar mais frágil ou mais forte, depende do viés que é dado ao acontecimento. É importante refletir como o trauma influenciou a pessoa que você se tornou. Talvez você tenha ficado mais forte e resiliente perante as dificuldades.

Não generalize

Pessoas que sofreram com o abandono do pai tendem a apresentar dificuldades para confiar nas pessoas e acabam evitando relacionamentos. É importante não ter medo de se relacionar e entender que nem todas as pessoas importantes na sua vida irão te abandonar.

Para as mães: dicas para enfrentar o abandono dos pais dos seus filhos

Dê amor e limites na mesma medida

É normal que a criança demande mais atenção e carinho quando a figura do pai não está (ou nunca esteve) presente, mas é preciso ficar atenta para não compensar esta ausência com falta de limites ou excesso de mimos. Uma criança precisa de amor e regras na mesma medida, e estabelecer limites é fundamental para criar adultos saudáveis emocionalmente.

Procure ajuda profissional

Buscar auxilio psicológico é extremamente importante durante o processo de separação do casal ou abandono afetivo. Não tenho medo ou vergonha de procurar ajuda.

Resgate emocional

O resgate emocional é um processo em que você conversa com seu filho enquanto ele estiver dormindo. Peça perdão para criança e reafirme seu amor por ela, reforçando essas informações no subconsciente do pequeno.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional promove o conhecimento sobre suas emoções e história de vida. A partir dessa consciência, é possível trabalhar e ressignificar cada trauma até que a dor se dissolva.

Se você é um adulto que sofreu com o abandono paterno e quer curar os traumas emocionais, dando um novo sentido às histórias da sua vida, desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS.

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter