Raiva e tristeza: a diferença entre cada uma e os danos que podem provocar

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SIphotography A raiva pode ser definida como uma emoção expandida, já a tristeza é uma emoção reflexiva.

As emoções são essenciais para a manutenção da vida humana. Isso porque as pessoas são diariamente bombardeadas por diversos estímulos que precisam ser processados quase que imediatamente. Como na maioria das vezes não há tempo hábil para digerir todos esses influxos de maneira reflexiva, o cérebro acaba atuando de maneira inconsciente. Quando o indivíduo sente medo, por exemplo, seu corpo libera uma grande quantidade de adrenalina e cortisol, fazendo com que ele esteja preparado para uma reação instintiva de fuga ou defesa.

A palavra emoção deriva do latim emovere, que significa movimento. E é justamente para isso que servem as emoções: para movimentar e impulsionar o ser humano. Esses conjuntos de respostas químicas baseadas nas memórias emocionais surgem a partir das rotas neurais e hormonais, e sua principal função é justamente gerar respostas diante de informações externas, levando a pessoa a se proteger ou realizar algo.

Qual a diferença entre raiva e tristeza?

A raiva e a tristeza fazem parte das emoções básicas dos seres humanos, assim como medo e alegria. Entenda a diferença entre esses dois sentimentos:

Raiva

A raiva é uma emoção expansiva, que impulsiona o indivíduo para a ação. Trata-se de um sentimento responsável por acabar com uma situação que esteja causando algum tipo de incômodo ou aborrecimento. A raiva não precisa ser necessariamente uma emoção negativa, pelo contrário: quando bem canalizada, ela é capaz de tirar a pessoa de situações difíceis.

Sentir raiva implica em uma sobrecarga de energia no organismo, o que pode ajudar consideravelmente nas ocasiões em que é necessário lidar com uma ameaça. Porém, quando a expressão da raiva é levada ao extremo, podem ser criados outros tipos de problema. Para evitar que a raiva se torne uma emoção negativa, portanto, é preciso reconhece-la e aceitá-la.

Tristeza

A tristeza é uma emoção reflexiva, que sinaliza quando algo não faz mais sentido na vida do indivíduo. Esse é um sentimento que evoca o passado, e sua função é trazer consciência a respeito da necessidade de deixar ir aquilo que não faz bem à pessoa que está triste. Como consequência desse processo, a tristeza pode permitir a descoberta de novas fontes de felicidade.

A importância da Inteligência Emocional

As emoções básicas começam a ser desenvolvidas ainda na vida intrauterina, quando todas as emoções e sentimentos dos pais são transferidos para o bebê. A partir do nascimento, cada pessoa desenvolve suas próprias maneiras de lidar com as emoções, e os indivíduos respondem de maneira diferente aos estímulos emocionais, variando de acordo com suas experiências e bagagens de vida.

Todos os seres humanos têm a possibilidade de melhorar e desenvolver a maneira como lidam com as emoções, desde que sejam construídos novos hábitos, novas formas de pensar e de se comportar. Se você quer desenvolver sua capacidade de lidar com as emoções e sentimentos, conheça o Método LOTUS: são três dias dedicados ao desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, das habilidades interpessoais e do autoconhecimento.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter