Quero casar logo, a Inteligência Emocional te ajuda por onde começar

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Satura_ Para dar um passo adiante no relacionamento, é muito importante estar emocionalmente preparado.

Desde muito jovens, as pessoas aprendem a seguir um modelo de vida considerado adequado pela sociedade, que inclui namorar, casar e ter filhos. O comportamento social vem mudando com os anos e, cada vez mais, as pessoas estão descartando a ideia de uma vida a dois — seja por uma decisão pessoal ou pelas circunstâncias.

Porém, ainda é muito comum que o sonho de grande parte das pessoas seja encontrar um amor para dividir a vida, superar obstáculos e compartilhar sonhos. Caso você sinta que conheceu a pessoa certa e tem vontade de iniciar um projeto de vida a dois, é importante estar emocionalmente preparado para dar o próximo passo e se casar.

Confira 5 dicas de Inteligência Emocional e saiba por onde começar

Cuidado com a ansiedade e a expectativa

Avalie se a sua vontade é realmente genuína ou se é causada por pressão da família, do parceiro ou da sociedade em geral. O excesso de ansiedade e expectativa pode deixar os sentimentos um pouco confusos, e é importante que o casal verifique se está em sintonia. Além de ter certeza do que quer, é preciso perceber o momento da outra pessoa: ela está aberta a dar mais um passo ou prefere caminhar de forma mais lenta?

Ouça seu coração

É importante se conectar com os seus sentimentos e avaliar qual o momento certo para cada etapa do relacionamento. Você se sente pronto para iniciar uma vida a dois e dividir seu dia a dia com outra pessoa? Conheça seus sentimentos, aprenda a lidar com suas emoções e saiba ouvir os sinais.

Tenha segurança na relação

Toda grande decisão causa um pouco de medo, gera expectativas e traz muitas sensações que podem deixar qualquer pessoa cheia de dúvidas e sem saber como agir. Ao mesmo tempo em que você deseja estar com aquela pessoa e demostrar seus sentimentos por meio da oficialização da relação, é natural que exista receio de não ser correspondido ou de que as coisas não saiam conforme o planejado. É importante superar a insegurança e se sentir merecedor do amor do outro. Confie que seu parceiro tem centenas de motivos para gostar de você e tenha segurança na relação.

Entenda o outro

Quando um casal se forma, hábitos e crenças distintas que ambos carregam também acabam se unindo. Afinal, vocês viveram e aprenderam coisas diferentes ao longo da vida até se encontrarem. É importante ter isso em mente ao querer se casar, de modo a minimizar os possíveis conflitos naturais de uma relação.

Mantenha sua individualidade

Casar não significa abandonar sua individualidade e não é nada saudável deixar de fazer coisas que você gosta, como estar com sua família e amigos. A dependência emocional pode minar um relacionamento e, quanto melhor você souber se relacionar consigo mesmo, melhor será sua relação com o outro.

Esteja preparado para as dificuldades

As dificuldades fazem parte de qualquer relacionamento, mas é possível fazer com que os momentos de crise se transforme em oportunidades para amadurecer a relação. Tenha em mente que contos de fadas só existem em histórias infantis: em uma relação adulta, momentos difíceis não significam falta de amor, muito pelo contrário.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter