Qual a relação entre os benefícios do treinamento emocional com a meditação?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / andresr A meditação é uma atividade que traz a mente para o momento presente, ampliando a autopercepção e o controle emocional.

Quanto mais uma pessoa se conhece, mais ela amplia seu nível de consciência e controle emocional. Existem diversas formas de ampliar o autoconhecimento, com destaque para a meditação e para o treinamento emocional, duas ferramentas que desenvolvem a capacidade de autopercepção.

A importância da autopercepção

Todas as escolhas e comportamentos individuais são baseados em suas vivências e experiências pessoais. Para se proteger de dores passadas e suprir suas necessidades, o inconsciente cria padrões de comportamento automáticos, que nem sempre são construtivos.

Uma pessoa que foi abandonada na infância, por exemplo, pode criar um padrão de abandonar seus relacionamentos e projetos para se proteger do sofrimento de um novo abandono. Quando esta pessoa tem capacidade de autopercepção, ela consegue compreender esse processo inconsciente e sair do automático, mudando seus comportamentos.

A autopercepção proporciona um maior controle emocional, diminuindo a ansiedade e trazendo mais clareza para as escolhas individuais. Além disso, o indivíduo passa a ter mais consciência de suas capacidades e da maior maneira de usá-las em sua vida.

Benefícios da meditação

Cientistas afirmam a meditação constrói novos caminhos neurais no cérebro, reduzindo os níveis de estresse (cortisol) e aumentando a sensação de bem-estar (serotoninas e endorfinas). Com a prática regular, esse mecanismo se torna automático, proporcionando um estado natural de felicidade e tranquilidade.

O principal objetivo da meditação é trazer a mente para o momento presente, o que resulta na ampliação da autopercepção e do controle emocional, além da consciência sobre os comportamentos que antes eram automáticos.

A prática da meditação também traz inúmeros benefícios físicos, tais como: redução da frequência cardíaca, controle da pressão arterial, regulação do ritmo respiratório e do ritmo cardíaco, aumento do fluxo de sangue para as células, redução da tensão muscular e aumento do sistema imunológico.

Benefícios do treinamento emocional

O treinamento emocional também usa a autopercepção como chave para a mudança. Por meio das dinâmicas e dos processos vivenciados durante o treinamento, o indivíduo tem acesso a Programas Emocionais que disparam sentimentos e comportamentos indesejados, identificando como reprogramá-los para gerar mudanças efetivas e espontâneas.

O treinamento emocional também leva à construção de caminhos neurais que tragam mais felicidade e bem-estar, diminuindo a ansiedade e o estresse. Isso porque a Inteligência Emocional amplia a capacidade de usar as emoções de maneira positiva, impedindo que elas controlem a vida do indivíduo e criando relações mais saudáveis.

O treinamento emocional é uma experiência intensa e transformadora. O programa desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional proporciona três dias de imersão que levam a uma reflexão profunda sobre o comportamento humano e a melhor forma de alterá-lo. Conheça o Método LOTUS e traga mais autopercepção para sua vida!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter