Qual a relação entre estresse emocional e a baixa de imunidade do corpo?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Anetlanda O estresse emocional tem o poder de baixar a imunidade do individuo, fazendo com que ele desenvolva uma série de doenças.

Quase todas as pessoas passam por situações estressantes no dia a dia — como pegar trânsito, lidar com pessoas difíceis, cumprir prazos e ter que fazer atividades que não gosta. Enquanto algumas pessoas ficam completamente estressadas e desestabilizadas com essas situações, outras não se abalam e conseguem manter o equilíbrio emocional e a qualidade de vida.

O estresse é resultado das respostas físicas e mentais causadas por estímulos externos, podendo ser visto como a relação entre o indivíduo e o meio. A forma como uma pessoa lida com os problemas na família, as cobranças no trabalho e os pequenos obstáculos do dia a dia interfere diretamente no estado emocional do ser humano.

O estresse emocional baixa a imunidade do indivíduo, que pode desenvolver uma série de doenças. Por isso, saber administrar a pressão e as situações da vida é fundamental para manter a saúde em dia, ter uma vida equilibrada e feliz.

O estresse emocional e a imunidade

Uma pessoa emocionalmente saudável consegue retornar rapidamente ao estado normal depois de um momento de tensão, sem entrar em um estado de pessimismo e lamentação. Quando se sente bem, o corpo funciona de maneira equilibrada, liberando hormônios que trazem bem-estar e felicidade.

Por outro lado, pessoas mais estressadas sentem dificuldade para lidar com adversidades, resolver problemas e suportar as pressões do dia a dia. Quando está em uma montanha-russa emocional, o corpo libera hormônios de forma descontrolada, afetando não apenas as células de defesa como todas as funções orgânicas do corpo. Uma pessoa estressada entra em um ciclo vicioso de desequilíbrio, ficando cada vez mais adaptada a esse estado — que passa a ser seu estado natural.

Quando o indivíduo se sente ameaçado de alguma forma, seu cérebro automaticamente produz hormônios estressores (como cortisol e adrenalina), que fazem a pressão arterial subir, os músculos contraírem, a frequência cardíaca aumentar e a respiração acelerar, diminuindo a atividade e a eficiência do sistema imunológico. Com o tempo, as defesas do organismo deixam de responder rapidamente às ameaças.

Inteligência Emocional e qualidade de vida

Como você lida com suas emoções? De que forma você reage a cada emoção que surge ao longo do seu dia? Se você não diz o que pensa, por exemplo, fica engasgado emocionalmente e sente dor de garganta. Quando você ouve algo que não gosta, pode sentir dor de ouvido. Se você só olha para o lado negativo das coisas, pode desenvolver uma depressão.

Cada emoção traz uma reação diferente, e ter consciência desse funcionamento é fundamental para lidar com as emoções e com os sentimentos das pessoas com quem você se relaciona, encontrando formas positivas de se expressar sem que o corpo sofra.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter