Dinâmicas com espelho: desenvolva a Inteligência Emocional dos alunos!

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Dinâmicas com espelho: desenvolva a Inteligência Emocional dos alunos!
A dinâmica do espelho é uma ferramenta que serve para desenvolver a autoestima e o autoconhecimento das crianças.


Os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação de uma pessoa, pois é justamente neste período que o indivíduo constrói sua identidade e grande parte de sua estrutura física, emocional, social e intelectual.

Além das atividades lúdicas — muito usadas na educação infantil —, as dinâmicas de grupo são importantes instrumentos para favorecer o processo de ensino e aprendizagem.

Trata-se de uma estratégia que influencia positivamente no desenvolvimento da criança, em sua autoestima, autoconfiança e na interação com o meio.


A importância das dinâmicas em grupo

As dinâmicas em grupo envolvem as crianças, proporcionando a experiência do trabalho em equipe, união e autoconhecimento.

As dinâmicas que utilizam espelhos, muito usadas em palestras e cursos motivacionais, também podem ser aplicadas em crianças como uma eficiente ferramenta para desenvolver a autoestima e o autoconhecimento.


Dicas de dinâmicas com espelho para fazer em sala de aula


“A pessoa mais importante da escola”

Coloque um espelho dentro de uma caixa e feche-a. Faça uma rodinha com seus alunos, fale sobre todas as pessoas que trabalham na escola e explique a função de cada um, sem se esquecer de mencionar os alunos. Em seguida, mostre a caixa a todos e diga que a foto da pessoa mais importante da escola está ali dentro.

Mostre a foto para cada aluno, um por um, e peça para que eles não comentem a imagem observada. Observe a reação de cada criança e, por fim, faça algumas perguntas sobre o que eles viram e como se sentiram.


Diversidade

Peça para as crianças ficarem em frente ao espelho e se observarem. Pergunte a respeito das diferenças de altura, cor de cabelo, formato dos olhos, posição das sobrancelhas e outras características físicas. Por fim, destaque como cada pessoa é única e diferente, ensinando a respeito da importância de respeitar a todos.


Autorretrato

Distribua pequenos espelhos, um para cada criança, e peça para que os alunos olhem para sua imagem e percebam os detalhes do seu rosto. Em seguida, peça para que elas façam um autorretrato. Esta dinâmica trabalha o autoconhecimento e aceitação.


O grande tesouro

Apresente uma caixa com tampa decorada e atraente, e diga que ela guarda um tesouro precioso e verdadeiro. Em seguida, proponha uma brincadeira em que cada um olha para dentro da caixa, admira o tesouro e mantém ele em segredo. A caixa contém um espelho, ou seja: cada criança verá o tesouro que existe em si mesma.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter