Por que dar presente é algo até mais prazeroso do que ser presenteado?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Syda_Productions Presentear alguém pode ajudar o indivíduo a liberar neurotransmissores e hormônios, substâncias que minimizam os riscos do desenvolvimento de depressão, ansiedade e compulsão.

A troca de presentes é um hábito da sociedade em que vivemos, e este tipo de comportamento sempre existiu nas relações pessoais. Dar presentes como prova de carinho e afeição é uma característica do ser humano que foi explicada pelo biólogo Robert Trivers na década de 1970, quando foi publicado um artigo do especialista defendendo que o homem não é naturalmente bom e nem mau, mas possui uma generosidade recíproca.

Presentear é considerado um tipo de altruísmo, e os atos altruístas fazem bem para saúde física e mental dos indivíduos. Este tipo de ação ajuda a liberar neurotransmissores e hormônios que agem diretamente no sistema nervoso, diminuindo os riscos de desenvolver distúrbios relacionados ao estresse, tais como depressão, ansiedade e compulsão.

O ato de presentear é amplamente estudado por profissionais de diferentes ramos e, no que diz respeito ao relacionamento humano, trata-se de um hábito complexo e muito importante nas relações entre indivíduos, uma vez que estreita laços e fortalece relacionamentos.

A psicologia explica que o ato de presentear é mais prazeroso do que receber, e isso acontece porque esta é uma demonstração de apreço e afeto (componentes essenciais para o equilíbrio entre as relações humanas). Este tipo de troca é capaz de ativar a liberação de hormônios que combatem a tristeza, proporcionando uma sensação de prazer e bem-estar.

Os presentes e a comunicação não verbal

Sempre existe uma carga emocional relacionada a um presente que foi escolhido especialmente para outra pessoa. Além da energia e do tempo que é gasto na procura de um item capaz de tocar o presenteado, um presente envolve sentimentos que serão comunicados no objeto. Presentear também ajuda a desenvolver a empatia já que, durante a escolha, o indivíduo tenta se colocar no lugar do outro para ter a percepção de como ele fará a leitura do objeto escolhido.

Presentear é uma troca

Ao presentear uma pessoa querida, o indivíduo não está apenas demonstrando amor e dedicando sua atenção ao outro. Na verdade, ele acaba preenchendo a si mesmo quando dá algo para alguém. Esta é uma ação que fortalece os laços e traz harmonia às relações. Mais do que o valor do objeto, lembrar, surpreender e agradar o outro reforça os sentimentos pessoais e nos traz sensação de eficiência.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter