Por que algumas pessoas ficam deprimidas no Natal?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Syda_Productions Mesmo o Natal sendo um momento bastante feliz, pessoas que já estejam em um estado emocional desequilibrado podem se sentir ainda piores nessa época do ano.

A maioria das pessoas associa o Natal à sentimentos de alegria e fraternidade, com a família reunida, a mesa farta, muitos presentes, luzes coloridas e enfeites tradicionais. Para alguns indivíduos, porém, as festas de fim de ano vêm acompanhadas de muita ansiedade, tristeza e angustia.

Alguns estudos apontam que cerca de 30% da população ocidental sofre de Depressão no Natal. Diversos fatores podem contribuir para que algumas pessoas fiquem deprimidas no Natal e, se este é seu caso ou se você conhece alguém que passa por isso, é importante compreender o que pode estar por trás desses sentimentos.

Obrigações natalinas

O Natal celebra o nascimento de Jesus. Trata-se de uma comemoração religiosa que praticamente impõe a obrigatoriedade de um clima de paz, amor e união. Espera-se que este seja um momento de perdoar conflitos e fortalecer laços com familiares, amigos e colegas de trabalho.

Na prática, porém, não todas as pessoas que conseguem passar por cima das diferenças e esquecer as situações dolorosas apenas para seguir o protocolo do Natal. Isso pode fazer com que o indivíduo se sinta errado e ruim, passando a ficar deprimido nesta data comemorativa.

Pessoas que estão vivendo algum momento difícil ou estão com o estado emocional desequilibrado podem se sentir ainda piores nessa época do ano. Isso porque existe uma pressão para que todos coloquem um sorriso no rosto e estejam felizes, e quem está passando por problemas pode sentir que é incapaz de fazer isso, ficando ainda mais deprimido.

Causas da Depressão no Natal

Culpa e frustração

É no final do ano que começamos a ver quantos projetos e metas não foram realizadas, aumentando o sentimento de incapacidade, insegurança e culpa. Junto com isso, o medo de não conseguir realizar as metas do próximo ano e a baixa autoestima podem gerar ainda mais angustia.

Emoções ocultas

Toda família carrega histórias de amor, de dor, de alegria e de tristeza. Tudo o que é vivido pelos nossos familiares é passado de geração para geração por meio das emoções. Por isso, não importa se aquele seu bisavô que participou da guerra não está presente — a história dele é carregada pelas gerações seguintes.

No Natal, quando a família se reúne, essas lembranças e emoções vêm à tona de forma muito inconsciente, e é natural que as pessoas fiquem mais sensíveis e as emoções mais afloradas. Não há como ter controle sobre esse mecanismo, mas com amor é possível curar todas essas dores familiares.

Medo da rejeição

Em um momento em que as pessoas trocam afeto, presentes e se unem, muitas pessoas podem ser dominadas pelo medo de não receber presentes, de não estar perto dos familiares e de não ser importante para ninguém. Com isso, se deprimem e acabam se isolando.

Traumas do passado

Passar o Natal sozinho, perder um ente querido em uma data próxima ao Natal, brigas de família ou passar o Natal longe dos pais são alguns traumas que ficam marcados e acabam sendo associados à data. Com a proximidade do Natal, esses traumas vêm à tona.

Frustrações de infância

A maioria das crianças acredita em Papai Noel. No período natalino, eles estão por todas as partes, distribuindo sorrisos, abraços e presentes. Quando os pais contam ou a criança descobre que o Papai Noel não existe, é inevitável que se sintam frustradas e sem esperança — podendo, muitas vezes, se sentir enganadas.

Inteligência Emocional

Independentemente de qual seja sua situação, você pode aproveitar o Natal para cuidar das suas emoções e assumir o controle da sua vida. Venha desenvolver sua Inteligência Emocional e dê um presente especial que poderá mudar a vida da pessoa mais importante do mundo: VOCÊ!

Posts Relacionados

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter